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Turismo
50 anos da Eletrobras: publicação traz eleição das Cataratas
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29/03/2012

edição especial da Revista Eletrobras de aniversário de 50 anos da holding traz uma matéria de duas páginas sobre a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das novas sete maravilhas da natureza. A reportagem é assinada pela jornalista Patrícia Iunovich, gerente da Divisão de Imprensa da Itaipu, e as fotos são do fotógrafo Alexandre Marchetti, também da CSIM.GB.
   
Com tiragem de 12 mil exemplares, a Revista Eletrobras é distribuída em todas as empresas da holding, da qual Itaipu faz parte, Câmara dos Deputados, Senado, ministérios, secretarias, instituições públicas, imprensa especializada do setor elétrico e congressos e eventos das empresas Eletrobras, entre outros.
     
Com o título Maravilha da Natureza, a reportagem mostra as estratégias de mídia e a união de brasileiros e argentinos para eleger as Cataratas do Iguaçu, atração localizada na fronteira do Brasil com a Argentina, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
          
A Revista Eletrobras é trimestral e a Itaipu vem colaborando com várias reportagens para a publicação. 

Veja a matéria na íntegra:

Parecia final de Copa do Mundo. Uma data histórica para os moradores da fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai: 11 do 11 de 2011. Brasileiros e argentinos eternos adversários no futebol, estavam em campo defendendo a mesma seleção: as Cataratas do Iguaçu. Para completar o cenário, coloque dois craques de peso: Neymar (Santos) e Messi (Barcelona) num mesmo time, fazendo uma dobradinha.

A partida foi impecável, durante todo o campeonato, mas como se tratava de uma eleição com votos, pela internet e SMS, uma surpresa poderia estragar a festa. Prevaleceram o bom entrosamento, as estratégias adotadas, a jogada limpa e sem tarimba, a “surpresa” nos adversários. Não teve carrinho por trás.

Depois de oito horas de angústia, após o encerramento da votação, às 17h37, o resultado consagrou as Cataratas do Iguaçu como uma das Nova Sete Maravilhas da Natureza, deixando para trás 21 finalistas, num disputa acirrada e cheia de emoção.

A campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu começou em 2007 com a união da iniciativa privada e do poder público em torno da promoção da imagem do Destino Iguaçu. Um trabalho feito em parceria pela Itaipu Binacional, Prefeitura, e entidades representativas do trade turístico, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo, o Iguaçu Convention & Visitor Bureau, e o Polo Iguaçu.

Todos já sabiam que as Cataratas do Iguaçu são uma maravilha da natureza, mas ter a chancela da fundação suíça New Seven Wonders, a mesma empresa promotora do concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das novas sete maravilhas da modernidade, traria alguns ganhos imensuráveis para toda a região.

Brasileiros e argentinos criaram comitês locais pelo voto nas Cataratas e foram atrás de eleitores. A primeira ferramenta usada para ganhar o apoio da população foi o poder de convencimento. Primeiro, era preciso fazer a população refletir sobre a importância de eleger as Cataratas. Foi então montada uma estratégia para conseguir esses votos.

Na primeira fase, a atração disputou com 440 belezas naturais de todo mundo de 200 países e territórios.  Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas.

Inicialmente, só era possível votar pela internet.  Para democratizar o acesso à votação, algumas unidades móveis foram colocadas à disposição dos visitantes nas Cataratas do Iguaçu, na Itaipu e em vários outros pontos de Foz do Iguaçu e eventos de turismo que contaram com a participação do Destino Iguaçu.

Cada iguaçuense, dentro e fora de Foz de Iguaçu, tornou-se um cabo eleitoral do atrativo binacional. Os meios de comunicação e a comunidade abraçaram a causa e aderiram à campanha para valer. O mesmo aconteceu na cidade fronteiriça de Puerto Iguazú.

Na fase seguinte, a mais apertada, além da internet, os votos via SMS também passaram a ser permitidos. Nessa etapa, era preciso ir bem mais longe, buscar o apoio de outros brasileiros e de outros argentinos. As estratégias e mídias foram diversificadas.

Ações de mídia ganha adesão de todos

Nos últimos 30 dias da campanha, as ações promocionais incluíram a travessia do alpinista Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu usando uma tirolesa e um sobrevoo do dirigível da fundação suíça New Seven Wonders nas Cataratas do Iguaçu. As imagens foram divulgadas no mundo inteiro. O sobrevoo do dirigível marcou o “start” de uma série de ações relevantes. No Rio de Janeiro, artistas e intelectuais participaram de um ato público e declararam apoio ao Vote Cataratas, gravando depoimentos em favor da candidatura.

Ainda no Rio de Janeiro, houve manifestações pelo voto nas Cataratas durante o Congresso da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, a exemplo do que também aconteceu em Buenos Aires, durante a Feira Internacional de Turismo.

Em São Paulo, o corpo-a-corpo incluiu uma coletiva de imprensa com representantes da imprensa daquele estado, com boa receptividade, traduzida em espaço nobre nos noticiários nos jornais e nas emissoras de rádio e televisão.

Em Brasília, a imagem das Cataratas do Iguaçu, projetada no Museu Nacional, mais uma vez foi veiculada nas emissoras de televisão, reforçando a importância do voto dos brasileiros para que nossa atração figurasse entre as sete maravilhas naturais do planeta.

A Câmara dos Deputados, por sua vez, contribuiu com uma moção de apoio à Campanha Vote Cataratas, primeiro pela manifestação das lideranças partidárias, depois pelo voto em plenário.

Ainda na reta final da campanha, o craque argentino Lionel Messi divulgou mensagem pedindo aos seus fãs que votassem nas Cataratas, enquanto o nosso Kaká fazia o mesmo pedido aos seus sete milhões de seguidores no Twitter.

O apoio da imprensa tradicional à campanha foi fundamental, tanto no Brasil quanto na Argentina, mas é preciso destacar também o papel das novas mídias. Primeiro, das redes sociais, utilizadas com empenho crescente no final da campanha para arregimentar mais eleitores. No Facebook e no Twitter, um número incalculável de usuários replicou as mensagens pedindo votos.

Virada de página na história de Foz

Para o superintendente de Comunicação Social e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, “essa eleição representa uma virada de página na divulgação da imagem de Foz do Iguaçu e de Puerto Iguazú, inserindo definitivamente as Cataratas no roteiro turístico de brasileiros, argentinos e estrangeiros de todas as partes do mundo, consolidando nosso destino dentro do roteiro turístico internacional”.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a eleição das Cataratas confirma o que todos já sabiam: que o principal atrativo da tríplice fronteira é, senão o primeiro, um dos destinos mais belos do planeta. “Aquilo que já era de direito, conquistamos também no voto”, afirmou.

Samek destacou também que o turismo é o grande negócio do século 21 – “uma indústria sem chaminé” – e que a divulgação é sua principal matéria-prima. E é justamente a visibilidade do atrativo um dos principais benefícios que a votação da New Seven Wonders traz para a região. “De nada adianta você ter o melhor destino e não receber bem, não ter infraestrutura para poder bem acomodar”, observou. “E graças a Deus estamos caminhando numa direção correta de aliar o destino, que é uma maravilha, com uma infraestrutura que a cada dia está melhor”.

Para Enio Eidt, presidente do Iguaçu Convention & Visitor Bureau, o comitê e a Itaipu estão de parabéns pelo empenho. “Foi uma dedicação integral. Os grandes vitoriosos dessa ação são a população da região das três fronteiras”.

Curiosidade

À parte uma curiosidade. Você sabe por que a New Seven Wonders visou a escolha de sete maravilhas? O presidente da fundação, Bernard Weber, tem uma explicação científica: uma pessoa comum pode se lembrar de no máximo sete coisas sobre determinado assunto. “O nosso cérebro funciona apenas com força suficiente para desafiar e ancorar o sete”, diz ele.

É por isso que, a partir de agora, quando o assunto for maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu serão sempre lembradas.

Que maravilha!

Quase 1,5 milhão de visitantes por ano

As Cataratas do Iguaçu, um dos mais belos cartões-postais do mundo, estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. O atrativo vem batendo sucessivos recordes de visitação. Para 2011, só o lado brasileiro espera fechar o ano com a marca histórica de 1 milhão e 400 mil visitantes.

“A eleição das Cataratas reforça a divulgação do turismo de toda a região de Foz do Iguaçu, aumenta o número de turistas, traz mais investimentos públicos e privados, gera melhorias na infraestrutura e cria mais empregos", avalia Gilmar Piolla, presidente do Fundo de Promoção do Destino Iguaçu [que contempla toda a região de Foz do Iguaçu], e um dos coordenadores do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas.

A Amazônia também entrou na lista

Além das Cataratas do Iguaçu, a Amazônia também entrou na lista. Portanto, o Brasil é o único país com duas maravilhas da natureza entre as sete novas maravilhas da natureza. As Cataratas e a Amazônia também são as únicas maravilhas localizadas no Ocidente e ambas são compartilhadas por mais de um país. No caso, as Cataratas estão na fronteira do Brasil com a Argentina. Já a Amazônia reúne o Brasil, a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, a Guiana Francesa, o Peru, o Suriname e a Venezuela.

Outras maravilhas

A lista é composta ainda pela Baía Ha Long (Vietnã), Jeju-do (Coreia do Sul), Komodo (Indonésia), Rio subterrâneo de Porto Princesa (Filipinas), e Table Mountain (Montanha da Mesa), na África do Sul.