Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
12º Encontro CAB terá participações internacionais
Tamanho da letra
07/11/2014

A Itaipu Binacional e parceiros do Cultivando Água Boa estão finalizando os preparativos para o evento anual do programa, que nesta edição 2014, se chamará Encontros e Caminhos CAB: 11 anos BP3+Sustentável. O destaque é a participação internacional, com representantes de diversos países que estão adotando a metodologia do CAB, como Guatemala, República Dominicana, Nicarágua, Espanha, Chile, Argentina, Paraguai e Costa Rica.
     
Eles também estarão participando do seminário Segurança Hídrica: uma visão brasileira, que será realizado nos dias 18 e 19. O encontro CAB 2014 será nos dias 19 e 20. Os eventos acontecem no Rafain Expocenter, em Foz do Iguaçu.
    
A abertura do seminário Segurança Hídrica será no dia 18, às 9 horas, com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, o diretor de Infraestrutura e Saneamento da Caixa, Rogério Tavares, e os diretores-gerais da Itaipu, James Spalding (Paraguai) e Jorge Samek (Brasil).
    
Participam ainda autoridades do BNDES, Ministério das Cidades, representantes do governo de Vitoria-Gasteiz (eleita a capital verde da Europa), Conselho Mundial da Água, da ONG The Nature Conservancy e diretores da binacional Yacyreta, além de representantes de diversos governos e empresas.
    
Ao longo dos dois dias, serão discutidos temas como os desafios da gestão de recursos hídricos frente às necessidades energéticas, a problemática dos setores de mineração e energia e a relação água x energia sob a ótica do desenvolvimento sustentável, entre outros.

O seminário encerra com a abertura do Encontro Cultivando Água Boa. O principal proposta do evento é reunir os participantes, parceiros e beneficiários do programa socioambiental da Itaipu para avaliar as ações e planejar o ano de 2015. As inscrições para o CAB 2014 são gratuitas e abertas à comunidade em geral, porém, são limitadas.
    
A programação inclui uma série de palestras e mesas-redondas sobre temas socioambientais, como alimentação agroecológica e consumo consciente, e os novos desafios dos objetivos do milênio. As atividades culturais incluem o lançamento do filme “Agua e Cooperação: reflexões para um novo tempo”, do diretor João Amorim, e show de encerramento de Rolando Boldrin.
    
Entre as participações especiais estão Josefina Maestu, diretora da Oficina Década da Água, da ONU; o teólogo e filósofo Leonardo Boff, que é uma espécie de conselheiro do CAB e participa de todos os encontros anuais; o médico Alberto Peribanez, autor do livro “Lugar de médico é na cozinha”; Maria Beatriz Bley Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico e do evento Green Rio; e Regina Tchely, coordenadora do Projeto Projeto Favela Orgânica.
    
O CAB
    
O Cultivando Água Boa (CAB) é um conjunto de diversos programas socioambientais da Itaipu e de mais de 2.200 parceiros que são executados nos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná – Parte 3 (BP3), no Oeste do Paraná. Em cada município há um comitê gestor, com forte participação popular, uma das principais características do CAB.
    
Entre as principais ações do programa estão a recuperação de microbacias hidrográficas e a educação ambiental nas comunidades do entorno do reservatório da Itaipu, além de iniciativas de apoio à agricultura orgânica e familiar, aquicultura, comunidades indígenas, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e cultivo de plantas medicinais, entre outros.
    
Passada mais de uma década após a sua implementação na BP3 (uma região de 29 municípios, aproximadamente um milhão de habitantes e 800 mil hectares de área), o programa já está em estado avançado em aproximadamente 30% desse território, resultando em 206 microbacias trabalhadas.
    
Confira a programação completa AQUI.