A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Ecomuseu
Tamanho da letra
O Ecomuseu, primeira iniciativa da Ámerica Latina desta tipologia, compreende o território de atuação da Itaipu como espaço museológico. Desa maneira, empreende ações que visam preservar, pesquisar e comunicar o patrimônio cultural, a memória e a história da região onde a Usina foi implantada, bem como fomentar seu desenvolvimento cultural de forma sustentável. 
 
Neste sentido, são realizadas atividades na região através da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Bacia Paraná 3, formada por atores sociais dispostos a dialogar sobre a situação e as demandas patrimoniais e culturais da região, propondo, consolidando e executando encaminhamentos construídos participativamente, através de ações concretas, individuais e coletivas, que buscam o fortalecimento da cultural regional.
 
Dentre as ações desenvolvidas estão: 
  • Formação Continuada em Gestão de Cultura e Patrimônio;
  • Realização de Encontros e Fóruns de Cultura;
  • Apoio técnico a museus e iniciativas de memória;
  • Eventos Integrados: Semana de Museus e Primavera de Museus;
  • Exposições Itinerantes.
O acervo do museu é resultado dos estudos, pesquisas e inventários realizados antes, durante e após a conformação da Usina. Fazem parte dele vestígios arqueológicos de mais de 200 sítios, entre pré-cerâmicos e cerâmicos, acervo botânico representativo de mais de 900 espécies, acervo zoológico contendo animais taxidermizados característico da fauna da região, coleção etnográfica e geológica.
 
O prédio que abriga suas exposições é um centro interpretativo deste território. Nele, são apresentados aspectos da conformação histórico-cultural da região através de cenários, uma maquete de piso, e totens em que são apresentadas informações dos municípios. As fases da construção da usina, objetos que foram usados durante a obra, uma réplica do eixo da turbina e relatos de trabalhadores compõem a parte que trata da fase de obras. 
 
Além da exposição de longa duração, o Ecomuseu possui três espaços para exposições temporárias, que semestralmente recebem mostras de artistas regionais, ou que retratam a produção cultural e científica contemporânea. 
    
 
O agendamento de visitas institucionais deve ser feito pelo endereço eletrônico refugiobiologico@itaipu.gov.br ou pelos telefones: (45) 3520-5652 e (45) 3520-5652.
"Ecomuseu da Itaipu desenvolve atividades inovadoras de educação ambiental"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.