
Informações para acesso a VPN
Uma rede privada virtual, ou VPN da sigla em inglês Virtual Private Network, é tecnologia de rede que permite uma extensão segura da rede local (LAN) sobre uma rede pública ou não controlada como a Internet. Permite que o computador na rede envie e receba dados de redes compartilhadas ou públicas mantendo todas as funcionalidades, segurança e políticas de gestão de uma rede privada. Isto é feito através do estabelecimento de uma conexão virtual ponto a ponto que pode ser dedicada, cifrada ou a combinação de ambos os métodos.
Exemplos comuns de uso de uma VPN, são conectar as redes locais de duas ou mais sucursais de uma empresa através da Internet, permitir que membros do suporte técnico acessem o Data Center ou que um usuário possa acessar seu computador de trabalho de um local remoto, como por exemplo um hotel, através de sua conexão com a Internet.
Vantagens
• Integridade, confidencialidade e segurança dos dados;
• Redução de custos e facilidade de uso;
• Facilidade de comunicação entre dois usuários em lugares distantes.
O tipo de VPN utilizado na ITAIPU é o de acesso remoto, onde uma pessoa utilizando um computador ou dispositivo móvel, se conecta a uma rede privada. Os pacotes enviados através desta conexão, são originados no cliente remoto, o qual se autentica no servidor de acesso remoto obtendo assim, o acesso a rede da empresa através da Internet.
Faça o download do software necessário para se conectar na VPN da ITAIPU, clicando no botão abaixo:
Para informações de como utilizar o serviço de VPN da ITAIPU, favor entrar em contato com o suporte ao usuário através do telefone 0800-645-9955
Instruções para acesso remoto aos serviços de TI
Serviços disponíveis para trabalho remoto:
O acesso remoto pode ser efetuado a partir de um navegador web.
- Escritório Remoto: essa solução permite que o usuário acesse o computador que utiliza na empresa e todos os recursos disponíveis no mesmo e na Rede Corporativa, a partir de sua residência. O acesso é efetuado a partir de um navegador de Internet e está disponível em: er.itaipu.gov.br
- Portal de Compras: compras.itaipu.gov.br
- Portal de Fornecedores: apps.itaipu.gov.br/PPMD
- App Itaipu Mobile: Meu RH, Autorizações e outros.
O acesso ao Escritório Remoto necessita de autorização do superintendente do empregado. Após a autorização para trabalhar remotamente, o empregado deve entrar em contato com a Central de Atendimento de Informática (CAI) – ramal 9955, 0800-645-9955 , por e-mail cai9955br@itaipu.gov.br, ou pelo WhatsApp (45) 99129-9956 .
A equipe da Superintendência de Informática disponibilizou a infraestrutura para que os empregados possam trabalhar a partir de suas residências. É importante ressaltar que o acesso será realizado por grande número de pessoas ao mesmo tempo, podendo ocorrer degradação da velocidade em alguns momentos.
A velocidade do acesso também dependerá da velocidade do link de acesso à Internet na residência dos usuários.