Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Itaipu e as Energias Renováveis
Tamanho da letra

A Itaipu Binacional, associada a diversos parceiros, vem trabalhando com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento da geração de energia a partir de fontes renováveis, na região do reservatório da usina.

Trata-se de uma região fortemente dedicada à agropecuária, especialmente a conversão de proteína vegetal em animal, com o cultivo de milho e soja integrado à produção de carne de aves e de suínos, e de laticínios.

São atividades de alto impacto ambiental, especialmente pela produção de dejetos que, se não forem devidamente tratados, acumulam-se nos rios e, em última instância, no reservatório da Itaipu, contribuindo com a eutrofização do lago e com a produção de gases do efeito estufa.

Por isso, entre as fontes renováveis disponíveis na região, o biogás - resultante do tratamento da biomassa residual das atividades agropecuárias e uma riqueza até então desperdiçada no campo - ganhou especial atenção.

A geração de energia a partir da biomassa basicamente consiste em aproveitar o biogás liberado pela matéria orgânica em decomposição – em biodigestores – para movimentar motogeradores capazes de suprir a demanda energética de uma propriedade rural por completo ou, ao menos, abastecê-la durante o horário de ponta, quando os custos da energia são mais caros.

Graças ao clima tropical, que acelera o processo de degradação da matéria orgânica, o Brasil tem um vasto potencial para produzir eletricidade dessa forma. É um sistema que também pode ser aplicado a várias pequenas propriedades, em forma de cooperativa. Outra vantagem é a obtenção de um biofertilizante de alta qualidade, como subproduto da biodigestão.

Após comprovar a viabilidade ambiental, técnica e econômica em diferentes escalas de produção, a Itaipu se uniu a outras 15 instituições e criou o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás – CIBiogás-ER, com sede no Parque Tecnológico Itaipu – PTI e que hoje conta com 11 unidades de demonstração nacionais e uma internacional (no Uruguai), em implantação.

O objetivo do Centro é apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que regulem e incentivem o uso do biogás, além de desenvolver estratégias relacionadas à geração de conhecimento e à transferência de tecnologia.

Para saber mais sobre as ações do CIBiogás, acesse www.cibiogas.org
 

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.