Relacionamento com fornecedores
[G4-12; G4-DMA; G4-SO9]

A cadeia de fornecedores da Itaipu é composta por empresas de diversos portes e tamanhos, sendo aproximadamente 32% fornecedores de materiais e 72% prestadores de serviço, concomitantemente. Do total, 14% são fornecedores tanto de materiais quanto prestadores de serviços. Em 2015 havia 1.141 fornecedores cadastrados, dos quais 599 são considerados fornecedores locais pela empresa, pois estão localizados no Estado do Paraná.

Devido à binacionalidade, as aquisições são realizadas por meio de normativa própria – a [+] Norma Geral de Licitação (NGL) . A localização do fornecedor nem sempre pode ser requerida como condição para participação nas licitações, o que não impede que em determinados processos os fornecedores locais sejam selecionados no processo de cotação (em compras de pequeno valor, por exemplo). Para dar preferência a contratações com micro e pequenas empresas, que totalizam 865 fornecedores cadastrados, ao longo do ano foi discutida binacionalmente a implantação de Instrução de Procedimento 21 (IP-21), que deve ser aprovada ainda em 2016.

A Itaipu avaliou os riscos para a sustentabilidade de 100 grupos de fornecedores, sendo 50 de fornecimento de mercadorias e os demais de prestação de serviços. O mapeamento identificou 5 objetos críticos na prestação de serviços, 10 no fornecimento de materiais e 434 fornecedores como críticos, sendo que 200 enquadram-se como micro e pequenas empresas. O risco é calculado tendo como base a Política de Compras Sustentáveis que considera impactos na sociedade na seleção de 100% dos fornecedores dos objetos priorizados, tais como a redução dos resíduos gerados, a redução da emissão dos gases de efeito estufa, do consumo de energia e água, a redução do uso de produtos tóxicos (mitigando derramamentos danosos ao meio ambiente), a promoção da equidade de gênero, a inclusão de micro e pequenas empresas, a eficiência do processo de logística de suprimento (transportes, inclusive) e a opção pela promoção do fornecimento regional.

Por meio do Programa Compras Sustentáveis, que tem como um dos seus objetivos a inclusão de requisitos de sustentabilidade nas aquisições de produtos e serviços, a Itaipu adquire e monitora o fornecimento de 33 objetos, sendo 14 materiais e 19 serviços. No ano, as contratações com critérios de sustentabilidade somaram 6,71% (78 fornecedores de um total de 1.162 que contrataram com Itaipu) e 4,59% do total de aquisições (dos 6.531 itens adquiridos, 300 obedeceram a requisitos socioambientais).

Há 93 processos qualificados como “compra sustentável”, categoria que representa 11% da carteira de aquisições da entidade. Desde dezembro de 2014, mais de US$ 27 milhões foram adquiridos de forma sustentável.

Para o engajamento de fornecedores, a Itaipu lançou em 2015 o Projeto Envolve, cujo objetivo é ajudar os fornecedores a avaliarem impacto de seus negócios e capacitá-los para que estejam aptos a atender aos critérios de sustentabilidade pela binacional, bem como compreender a razão e a importância dessas novas cláusulas nos contratos.

Proporção de gastos com fornecedores locais*
[G4-EC9]

2015
67,13%
2014
46%
2013
47%

* Fornecedores diretos e com sede no Paraná.
O crescimento apresentado em 2015 é em virtude da renovação de contratos de serviços de vigilância e segurança, transporte coletivo, serviços de limpeza e conservação, de manutenção e conservação de áreas verdes, de operação de copa e cozinha, fornecimento de lanches e marmitex, bem como serviços de trato e manejo de animais silvestres. Serviços dessa natureza geralmente são considerados continuados e a vigência do contrato é de dois anos ou mais.

Avaliação de fornecedores
[G4-HR11; G4-SO10]

Todos os fornecedores são submetidos a avaliações de impacto em direitos humanos, por meio do Sistema de Avaliação de Fornecedores (SAF), que analisa os contratados com base nas normas ISO 14000 e 26000, OHSAS 18001, SA 8000 e nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês). Em 2015 foram avaliados 1.162 fornecedores e nenhum risco significativo real ou potencial de violação de direitos foi identificado. Outra forma de identificar possíveis riscos é por meio da análise do ciclo de vida ou de riscos para a sustentabilidade, feita por meio do Programa Compras Sustentáveis para cada produto ou serviço, e cláusulas contratuais são redigidas para mitigá-los.

Práticas trabalhistas e direitos humanos
[G4-DMA, G4-LA14; G4-HR10]

Ainda que a Itaipu não atue diretamente no monitoramento de possíveis violações de direitos humanos na cadeia de suprimentos, os gestores de contrato acompanham o cumprimento das cláusulas durante a prestação do serviço ou do fornecimento, e os contratados precisam apresentar comprovantes de pagamentos de salários e demais encargos. Casos de descumprimento podem ser denunciados junto à Ouvidoria e se comprovados, são implementados procedimentos administrativos para rescisão dos contratos, suspensão do direito de fornecer serviços ou produtos para a Itaipu por 12 meses, além de aplicação de medidas cabíveis na Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

100%
dos fornecedores são selecionados com base em critérios que assegurem os direitos humanos e trabalhistas.
  • A empresa exige na etapa de cadastramento o aceite e a concordância do fornecedor do [+] Código de Conduta dos Fornecedores que incluem aspectos de direitos humanos.
  • Na minuta dos contratos há cláusulas que dizem respeito à:
    • Remuneração digna com base no mercado;
    • Liberdade de associação e de negociação coletiva;
    • Jornada de trabalho adequada;
    • Função compatível com o porte físico do trabalhador;
    • Saúde e segurança do trabalhador e até proteção da pele quando expostos ao sol (como o fornecimento de protetor solar) e sanitárias (como o fornecimento de repelentes a mosquitos);
    • Não contratação de menores de 18 anos (exceto na condição de aprendiz);
    • Não utilização de operações identificadas com risco significativo de trabalho forçado, análogo ao escravo e exploração sexual;
    • Respeito à equidade de gênero.