A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Menu Superior Responsabilidade

Parceria com o UNFPA
Tamanho da letra
A Itaipu mantém uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), por meio da campanha Tá no Rumo, uma iniciativa voltada especialmente ao público adolescente que tem como objetivo prevenir a gravidez não planejada. A campanha inclui site, vídeos, conteúdos para redes sociais e uma caravana que percorre a região, levando informação de qualidade por meio de uma exposição interativa e cinedebate.
 
    
Todos os anos no Brasil, cerca de 500 mil bebês nascem de mães com idade entre 10 e 19 anos. Em 2017, segundo o DATASUS, foram 481 mil nascimentos, o que representa 55 bebês a cada hora, quase um por minuto nascido de mãe nessa faixa etária.O Paraná respondeu por 22,3 mil desses nascimentos no ano passado. Em geral, são gestações que não foram planejadas para aquele momento e acontecem em decorrência da falta de informações, de acesso a métodos contraceptivos ou até mesmo de situações de abuso e violência.
     
A campanha Tá no Rumo busca levar a adolescentes informações precisas e confiáveis, de forma lúdica, sobre direitos, saúde, corpo e relacionamentos. Também busca estimular para que pensem sobre seus projetos de vida, sobre onde gostariam de chegar, e de que forma uma gravidez não intencional poderia mudar esse curso. Entre os temas abordados, está a importância de se ter consciência sobre as escolhas feitas e os impactos que elas têm sobre suas trajetórias de vida.
      
Na exposição interativa, adolescentes são convidados à reflexão sobre diferentes temáticas ligadas à adolescência e ao futuro. Com jogos e atividades lúdicas, a exposição traz recortes da construção da cidadania, do entendimento de adolescentes enquanto sujeitos de direitos e suas percepções sobre relacionamentos, corpos e afetos.
      
Ao apresentar as narrativas de personagens que conduzem as histórias, a exposição busca sensibilizar os adolescentes para refletirem sobre as suas próprias experiências e trajetórias de vida. O conceito essencial é o de que o futuro não é algo distante, intangível, e é também resultado de escolhas e ações.
"Tríplice Fronteira é considerada prioridade nas ações do Unicef"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.