Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Levantamentos Topográficos
Tamanho da letra

De acordo com a NBR 13133, Norma Brasileira para o tema, levantamento topográfico é o “conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas.”

A Itaipu utiliza estações totais, níveis topográficos e seus respectivos acessórios para realização dos levantamentos. Para a integração e modernização dos processos e disponibilização dos dados são utilizados receptores GNSS (ex. GPS), que permitem vincular os levantamentos ao Sistema Geodésico de Referência (SIRGAS2000).

Um dos trabalhos é o transporte de coordenadas realizado no  sistema de referência de implantação da Poligonal Envolvente do Reservatório de Itaipu, Astro Chuá. Esse levantamento exige visadas de longa distância, que são realizadas no período noturno para eliminar erros em função da reverberação da energia solar. São 8.500 marcos implantados para a materialização da Poligonal.

Após o levantamento são processados os dados e elaborados produtos de acordo com o trabalho e as necessidades dos clientes. São realizadas entregas de plantas impressas, plantas em CAD, arquivos georreferenciados (ex: shapefile) ou publicadas as informações por meio da plataforma de mapas da Itaipu.

 

"A Itaipu utiliza estações totais, níveis topográficos e seus respectivos acessórios para realização dos levantamentos topográficos."
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.