A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Menu Superior Responsabilidade

Educação e Responsabilidade Social
Tamanho da letra

Promover ações de desenvolvimento integral da criança e do adolescente por meio do esporte, cultura, lazer e educação é o principal objetivo das iniciativas da Itaipu no campo educacional.


Atletas de canoagem do projeto Meninos do Lago. Foto: Kiko Sierich.

As regiões onde os projetos de Educação e Responsabilidade Social atuam apresentam índices de grande vulnerabilidade social, o que afeta, inclusive, o desempenho escolar das crianças. Considerando esses fatores, a Itaipu entende a necessidade de atuar em parceria para atenuar essa realidade.

Por meio de convênios, é possível promover a interação social, o bem-estar e qualidade de vida da população atendida, tendo como instrumento o esporte e as atividades de integração e social, desenvolvendo nessas crianças e adolescentes conceitos como disciplina, ética e cidadania.

As atividades do projeto capacitam os participantes para a excelência no esporte, tornando-os aptos a competições nacionais e internacionais, além da possibilidade do ingresso de jovens no mercado de trabalho, diminuindo assim a exposição aos riscos sociais.


Equipe do projeto Jovens Atletas, Campeões do Futuro, de atletismo. Foto: Rubens Fraulini.

Objetivos estratégicos da Itaipu relacionados:

  • OE 04. Desenvolvimento sustentável das áreas de influência, considerada as especificidades de cada país;
  • OE 08. Fomentar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural na área de influência, consideradas as especificidades de cada país;
  • OE 09. Conservar o meio ambiente e a diversidade biológica, integrando a comunidade;
  • OE 10. Potencializar o desenvolvimento turístico da região.

Resultados:

  • Parceiros: Associação Esportiva Judofoz, Associação de Basquetebol de Foz do Iguaçu, Conselho Comunitário da Vila C, Instituto Meninos do Lago, Associação de Xadrez de Foz do Iguaçu, Instituto Polo Iguassu, Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, IATE Clube de Itaipu e Maestro Esporte Clube.
  • 3.354 crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, participando anualmente de atividades esportivas e culturais com suporte das equipes da Superintendência de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional.

 

"As atividades do projeto capacitam os participantes para a excelência no esporte, tornando-os aptos a competições nacionais e internacionais."
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.