Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Vizinhos do Refúgio Bela Vista ganham rede de esgoto
Tamanho da letra
12/09/2006

As 44 casas da Vila C que fazem divisa com o Refúgio Biológico Bela Vista estão recebendo uma rede completa de coleta de esgoto.  Para evitar que todos os dejetos produzidos por essas residências continuem sendo lançados diretamente na natureza, o pessoal da Divisão de Infra-estrutura e Manutenção está construindo uma rede de coleta e tratamento de esgoto.

 

Depois de pronta, os dejetos provenientes de banheiros, lavatórios, pias e tanques dessas casas serão enviados para uma estação de tratamento no próprio Refúgio. Ao todo, serão construídos 1.550 metros de tubulações, que vão desde o muro das casas até o local destinado no Refúgio, além de caixas de passagem e uma estação elevatória.  

 

Responsabilidade ambiental

 

Segundo o engenheiro Andreas Arion Schwarz, gerente do Departamento de Obras e Manutenção, esse trabalho faz parte da responsabilidade ambiental de Itaipu.

 

- Não podemos continuar permitindo que o esgoto dessas residências sejam lançados ‘in natura’. Precisamos dar um destino adequado para isso -  disse.

 

A estação de tratamento do Refúgio Biológico Bela Vista, para onde irão os dejetos, é composta por gradeamento, caixa de areia, biodigestor, filtro e lagoa. Segundo o engenheiro Rogério Vicente, o biodigestor é responsável pela remoção de sólidos (lodo), espumas, óleos e graxas acumulados na superfície. Há um filtro biológico que apresenta uma camada de pedra onde se forma a massa biológica, composta por microorganismos. É esse filtro que retira a matéria orgânica a ser decomposta. Depois, o material vai para a um lago, onde é feito o pós-tratamento.