Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Viola Lindeira emociona centenas de pessoas durante apresentações no Natal de Foz
Tamanho da letra
12/12/2017

Em mais duas noites de apresentações do Natal de Foz, o Gramadão da Vila A recebeu, no sábado (9) e domingo (10), o projeto Viola Lindeira, que reúne crianças e adolescentes de 16 municípios da região e é apoiado pela Itaipu. Quem esteve presente pôde assistir a um show especial e emocionante, executado por cerca de 100 violeiros e violeiras mirins. Esse foi o segundo fim de semana de espetáculos no local, que complementa a programação natalina na cidade. No próximo fim de semana, a Orquesta Filarmônica do Paraná encerra as atividades do Natal no Gramadão. A agenda prossegue na Praça da Paz, até 22 de dezembro.

Segundo o coordenador do projeto, Crystian Fernandes, o trabalho árduo durante os ensaios trouxe um resultado surpreendente. Para ele, os alunos conseguiram tocar não só a viola, mas também o coração de quem assistia ao espetáculo. “Todos se emocionaram, até mesmo nós, os professores, que acompanhamos a evolução de cada um e hoje pudemos ver essa belíssima apresentação”.

"Foram apresentações memoráveis. Um presente para cada aluno. Muitos não conheciam Foz e foi uma experiência incrível", avaliou Crystian. Os espetáculos contaram ainda com a presença da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano, de Brasília, que fizeram participações especiais durante os shows.
No sábado (9), participaram os alunos das cidades de paranaenses de Guaíra, Terra Roxa, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palemiras, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, além de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. No domingo (10), foi a vez dos violeiros de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Diamante do Oeste, Santa Helena, Missal, Itaipulândia e, novamente, Foz do Iguaçu, por ser a cidade-sede do show.

O projeto Viola Lindeira envolve atualmente cerca de 600 famílias. Para o coordenador, apresentações como essa incentivam os alunos para que continuem no projeto. “Eles estão em uma idade na qual o mundo oferece diferentes oportunidades, mas queremos que eles continuem conosco”. Crystian disse ter esperança que, no ano que vem, um número ainda maior de alunos possa demostrar os resultados do aprendizado.
O Natal de Foz é uma parceria da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Iguassu Convention and Visitors Bureau e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com patrocínio da Acifi, Cataratas do Iguaçu S.A., Fecomércio, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional e apoio do Fundo Iguaçu, Itamed e Sindilojas.

Outras apresentações

Na semana passada, a Praça da Paz recebeu, na quinta (7) e sexta-feira (8) o Coral de Itaipu. A apresentação, com repertório de músicas natalinas, foi acompanhada por um grande público, que ocupou quase todos os bancos de concreto da praça.