Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Trilha Jovem terá uma semana cheia de atividades
Tamanho da letra
06/09/2006

Alunos do projeto Trilha Jovem vão promover na próxima semana, diversas atividades voltadas para a comunidade, como a entrega de sacolinhas de lixo, na Ponte da Amizade, e a conscientização de turistas que visitam as Cataratas sobre não alimentar os quatis, bem como sobre a necessidade de revitalização do Marco das Três Fronteiras, entre outros temas.

 

As atividades marcam o encerramento do primeiro módulo do projeto, que teve início em agosto, nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).  A primeira atividade será neste domingo, às 9 horas, no Parque Nacional do Iguaçu. Os alunos vão acompanhar um grupo de 20 agentes ambientais num passeio pelas trilhas das Cataratas do Iguaçu.

 

 Implantado em Foz do Iguaçu pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu, com o apoio da Unioeste, Ministério do Turismo, Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Secretaria Municipal de Ação Social, Foztrans e empresas de transporte coletivo de Foz do Iguaçu, o projeto Trilha Jovem está preparando 120 estudantes para ingressarem no mercado de trabalho no setor de turismo. Nesta primeira etapa do projeto, os alunos participaram de oficinas teóricas sobre o desenvolvimento do turismo e patrimônio histórico, cultural e natural. Eles também tiveram aulas de inglês, teatro, informática e outras atividades complementares.

 

 O projeto

 

O Trilha Jovem é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade e teve início em Salvador (BA), onde já capacitou 600 jovens. Este ano, o projeto foi implantado em mais quatro cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A previsão é atuar em onze destinos até julho de 2007, beneficiando mais de 4 mil jovens.

 

“O Trilha Jovem promove uma formação ampla, fazendo com que os participantes cheguem ao mercado de trabalho altamente qualificados para atuarem nas mais diversas áreas do setor”, explica a coordenadora pedagógica nacional do Projeto, Mariah Oliveira.

 

 Segunda etapa

 

Desde o início da semana, Mariah está em Foz acompanhando o andamento do Trilha Jovem, que a partir do dia 13 entra no segundo módulo, com atividades mais práticas. Nesta etapa do projeto, os alunos vão trabalhar em três áreas: Alimentos e Bebidas, Hospedagem e Viagem e Turismo.

 

Além das aulas teóricas, os alunos vão participar de oficinas práticas, onde vão conhecer, detalhadamente, como funciona cada uma das áreas. Como o objetivo é promover a excelência nos serviços, cada aluno terá que optar por uma das três áreas. Ao final das oficinas, eles serão encaminhados para empresas do setor, onde terão a oportunidade de vivenciar a nova profissão.  

 

Mais informações com Ana Paula Oldoni, telefones: 3520-6410 ou 3520-5846 (Assesssoria de Imprensa do PTI).