Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
A três dias do Natal, padre Reginaldo Manzotti emociona o público no Gramadão de Itaipu
Tamanho da letra
22/12/2021
Qual a graça você espera alcançar neste Natal? A questão foi levantada pelo “padre das multidões” Reginaldo Manzotti, que celebrou uma missa emocionante, seguida de um show empolgante, nesta quarta-feira (22), a apenas três dias do Natal. O espetáculo, que reuniu cerca de 15 mil pessoas no Gramadão da Vila A, foi a primeira missa seguida de show que o padre fez presencialmente desde março de 2020, início da pandemia da covid-19.
 
A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges, que deu as boas-vindas ao público e agradeceu a acolhida da comunidade iguaçuense. Na liturgia da palavra, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, foi convidado a fazer a primeira leitura.
 
Palavras do padre na homilia tocaram os corações dos presentes... Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional
 
Durante a homilia, Manzotti lembrou os ensinamentos trazidos pela pandemia da covid-19, como a humildade e a necessidade que muitos encontraram de se reconectar com Deus. “Enfrentamos essa pandemia com a fé, tornando os obstáculos etapas de nosso crescimento”, disse Manzotti, lembrando as vidas perdidas pela doença. Ele fez questão de lembrar que na próxima sexta-feira, dia 24, vai tomar a dose de reforço da vacina. “Todos temos que nos vacinar”, afirmou.
 
Segundo o padre, os tempos natalinos reforçam a nossa conexão com Deus e trazem forças para curarmos as nossas sequelas. “O Natal é mágico porque o céu fica da altura de uma criança e nós ficamos mais próximos de Deus”, ilustrou. “O Natal é um encontro pessoal com o Jesus.”
 
... enquanto o show emocionou a multidão.
 
Após a missa, o padre voltou para um show com músicas de evangelização, que fez o público dançar no Gramadão. “A música tem o poder de evangelizar porque ela toca no coração de todas as idades”, disse o religioso. O show foi concluído com “Noite Feliz” e o desejo de Feliz Natal a todos.
 
O espetáculo integra a programação do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu, uma iniciativa da Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz, Fundo Iguaçu e parceiros locais. Os shows artísticos na Vila A terminam nesta quinta-feira (23), às 21h, com “O Segredo Mágico de Natal”, apresentação que reúne mais de 50 artistas em uma história mágica e que promete encantar adultos e crianças.
 
Somente nesta terça-feira (22) o público doou, de forma voluntária, mais de uma tonelada de alimentos. Desde o início da programação do Natal no Gramadão foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos, que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade. 
 
Emoção
 

Missa emocionou fiéis.
 
A missa celebrada pelo Padre Manzotti emocionou a comunidade iguaçuense. A diarista Neusa da Rocha, 50 anos, chorou ao lembrar o tempo de depressão e tristeza que se abateu sobre ela após a perda do filho de 19 anos, em 2018. “Eu tentei tirar minha vida três vezes, mas comecei a escutar o padre e isso mudou minha vida. Hoje, agradeço a Deus por estar aqui”, disse, emocionada.
 
A autônoma Maria Valdirene, 52 anos, também se emocionou com a homilia de Manzotti. “Eu vim com essa expectativa de receber o incentivo de reativar as comunidades. Tudo o que ele pregou foi o que eu estava sentindo, que o povo precisa voltar para a Igreja”, afirmou Valdirene, que, há 11 anos, é ministra na Paróquia Menino Jesus, no Conjunto Libra. “A música eleva tua alma. Ela libera aquilo que está aprisionado no coração”, concluiu a respeito do show musical.

Helena Rosset veio de longe para acompanhar a missa e o show.
 
Com a Capelinha de Jesus das Santas Chagas o tempo todo nas mãos, a empresária Helena Dias Rosset, 53 anos, veio agradecer o padre pelas preces atendidas. Proprietária de uma loja em Salto del Guairá (Paraguai), a moradora de Mundo Novo (MS) veio de carro com as amigas para acompanhar a missa e o show. “A missa é uma benção sempre, agradeço a Deus por estar aqui”, disse.
 
Várias caravanas vieram de cidades da região, inclusive dos países vizinhos. Cerca de 300 pessoas chegaram de várias cidades do Paraguai, como o seminarista Fredy Avalos, 19 anos, da paróquia Nuestra Señora de la Asunción, de Hernandarias (Paraguai). “A missa foi linda, emocionante. Tudo o que ele falou sobre o Natal nos toca muito porque essa data também é muito importante para nós, paraguaios. O Natal nos une como irmãos, brasileiros e paraguaios”, afirmou.