Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Temporal provoca desligamento de unidades geradoras na Itaipu, no sábado (23). Situação foi normalizada no mesmo dia
Tamanho da letra
24/10/2021
Neste sábado (23), uma tempestade na região Oeste do Paraná provocou o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts que conectam a usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Como consequência desse evento, esquemas especiais de proteção foram acionados automaticamente no SIN, enviando para a Itaipu um sinal de desligamento temporário para cinco das dez unidades geradoras da usina no setor de 60 hertz – entre as 20 unidades geradoras disponíveis da usina. A situação foi normalizada no mesmo dia. 
 
Em função da diminuição na geração houve também redução da afluência e, ainda, do nível do Rio Paraná a jusante da usina. Como o Acordo Tripartite – do qual fazem parte o Brasil, Paraguai e Argentina – impõe limites de variação nos níveis do Rio Paraná, foi necessário abrir o vertedouro da usina às 14h30, para compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras. 
 
O vertedouro permaneceu aberto pelo tempo e com valores de vazão estritamente necessários para compensar a redução parcial da geração. À medida que a Itaipu foi sendo demandada para o restabelecimento da geração aos valores originais, a vazão vertida foi sendo diminuída até o completo fechamento do vertedouro, às 22h28min de sábado.
 
O temporal não trouxe qualquer impacto para as instalações da usina de Itaipu, que segue operando normalmente, com total disponibilidade de potência e energia.