Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Show Rural: uso de resíduos para produção de energia é tema de palestra no auditório da Itaipu
Tamanho da letra
06/02/2019

A utilização dos resíduos orgânicos para produção de energia e biofertilizante foi o destaque na programação de palestras do estande da Itaipu, na manhã desta terça-feira (5), no Show Rural Coopavel 2019, em Cascavel. A engenheira agrícola Mônica Sarolli, doutora em Energia na Agricultura pela Unesp de Botucatu e professora do curso de Engenharia Agrícola da Unioeste, falou sobre a valorização agronômica e energética de resíduos orgânicos. A palestra foi organizada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás).


A engenheira agrícola Mônica Sarolli: melhor aproveitamento de resíduos.

A professora apresentou conceitos sobre economia circular, biomassa, biogás e biofertilizante, mostrando as possíveis tendências de transformação e potenciais de uso dos materiais orgânicos, oriundos dos efluentes da agropecuária. Entre os temas, ela destacou os benefícios à recuperação do solo com a compostagem e a vermicompostagem. Também explicou sobre como a matéria orgânica é transformada nos biodigestores em produtos, como o biogás, e subprodutos, como o biofertilizante.

Ao final da palestra, a pesquisadora comentou a respeito do cenário nacional sobre o aproveitamento dos dejetos e resíduos orgânicos. Para ela, é preciso dar mais valor às pesquisas realizadas em institutos e universidades. “Nós pesquisadores geramos uma série de dados úteis, que ficam nas prateleiras, em teses, TCCs e artigos publicados internacionalmente que ninguém lê”, afirma. “Nós nos esforçamos para ter o melhor resultado.” Sobre as ações do CIBiogás, ela enfatiza: “vocês são referência no Brasil e internacionalmente, é uma honra muito grande estar tão perto do CIBiogás”.

No auditório da Itaipu, o produtor rural Rozivaldo Dias acompanhou com atenção a palestra de Mônica Sarolli. Ele tem interesse na produção do biogás, tanto para economia de recursos, quanto para destinação correta dos resíduos da propriedade agrícola. “Eu lido com compostagem, vermicomposto e também com o biofertilizante. A palestra foi bem instrutiva e prática. A professora trouxe bastante enriquecimento para o meu dia a dia no campo e para aquilo que eu venho buscando.”

Programação Show Rural Coopavel

Na quinta-feira (7), às 9h, o CIBiogás fará no auditório da Itaipu a divulgação do livro “Energias Renováveis na Região Sul do Brasil”, uma apresentação de notas técnicas sobre as características do biogás e a produção deste gás na suinocultura de terminação, com a engenheira ambiental Daiana Gotardo. Os projetos de microgrid Ernex e Toledo serão apresentados respectivamente pelos colaboradores: Larissa Schomeller, Rodrigo Pastl e William Mareda – engenheiros do CIBiogás.