Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Selo comemorativo eterniza compromisso da Itaipu com a preservação ambiental
Tamanho da letra
21/09/2021

A Itaipu Binacional e os Correios lançaram, neste 21 de setembro, Dia da Árvore, o selo comemorativo em homenagem aos 24 milhões de árvores plantadas pela usina desde 1979, na margem brasileira da faixa de proteção do reservatório – feito que deve ser atingido em novembro deste ano. A peça faz parte de uma série de comemorações programadas pela Itaipu para reafirmar sua preocupação histórica com a preservação do meio ambiente.

Profissionais da Diretoria de Coordenação representam todos os empregados e terceirizados que há 40 anos mantêm as nossas áreas florestais. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Funcionários da área ambiental da Itaipu. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A cerimônia aconteceu no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e reuniu diretores da binacional e dos Correios, prefeitos e representantes de municípios lindeiros ao reservatório, gestores das fundações vinculadas à binacional, representantes de universidades, empregados da usina e jornalistas.

Segundo o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto, Itaipu é um exemplo de empresa que desenvolve ações socioambientais de verdade, que vão além do marketing empresarial. “Com essa marca de 24 milhões de árvores plantadas, Itaipu reafirma seu longevo compromisso com o meio ambiente e com a sociedade”, afirmou Floriano.

“São 42 anos dedicados à recuperação e preservação das áreas de vegetação que circundam uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo. Iniciativas como essas, de fato, merecem reconhecimento e admiração porque são realizadas genuinamente em prol da conservação ambiental e da preservação do planeta”, disse Floriano. “Com essa emissão filatélica, estará eternizado na história do Brasil e do mundo o compromisso da Itaipu com o meio ambiente e com a sociedade.”

De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, as ações ambientais da empresa “contribuem com a segurança hídrica nas duas margens do reservatório e garantem a geração de energia limpa e renovável, que representa 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% da energia consumida pelo Paraguai”.

Para o general Ferreira, marca foi atingida graças à trajetória incansável dos colegas da Itaipu. Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
General Ferreira fala durante a cerimônia. Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

“Essas conquistas ambientais só foram possíveis graças à trajetória incansável de cada uma das pessoas que passaram pela Itaipu nessas mais de quatro décadas. Pessoas que trabalharam com dedicação e amor, mas também com muita ciência e tecnologia para coletar cada semente e produzir mudas, plantar e cuidar de cada árvore, até que fosse recomposta uma verdadeira floresta”, complementou.

O general Ferreira fez a primeira obliteração, marcando o lançamento oficial do novo selo. Em seguida, ele recebeu um álbum com as peças filatélicas, uma apresentação das diversas aplicações do selo de 24 milhões de árvores plantadas.

A arte do selo foi desenvolvida pelo designer da Divisão de Imagem Institucional da Itaipu, Anderson Guapo, e representa uma muda em diferentes tons de verde, remetendo às várias espécies vegetais que formam a floresta da faixa de proteção do reservatório. O desenho é acompanhado pelo texto “24 milhões de árvores”. O objetivo foi valorizar a grandeza de um gesto simples, o ato de plantar uma árvore, e seu impacto para o planeta.

Ao final da cerimônia, as autoridades foram convidadas para plantar uma muda de ipê-amarelo no Bosque dos Visitantes. Além do diretor-geral brasileiro e do presidente dos Correios, participaram do plantio o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Sampaio; a secretária municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, Ângela Luzia Borges de Meira; e a chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Munhoz Amato.  

Design do selo foi desenvolvido por Anderson Guapo (CSII.GB) em alusão às diferentes espécies de árvores que compõem nossas matas.
Cerimônia contou com lançamento de selo comemorativo. Foto: Rubens Fraulini/IB

Quatro décadas de preservação

O trabalho da Itaipu na restauração de ecossistemas começou antes mesmo que a primeira turbina da usina começasse a gerar energia. Em 1979, com a criação das áreas protegidas, teve início a implantação da floresta ciliar no entorno do reservatório e a criação dos refúgios biológicos.

Foram quatro etapas distintas de trabalho. Na primeira, entre 1979 e 1981, foi feito o plantio de uma linha de árvores chamada “Cortina Florestal”, na divisa entre a propriedade de Itaipu e as áreas lindeiras. Entre 1983 e 1986, os agricultores lindeiros começaram a participar das ações de restauração no sistema agroflorestal.

O enriquecimento da vegetação introduzida na etapa anterior e o plantio de novas áreas por empresas especializadas e contratadas pela Itaipu, em especial na Faixa de Proteção do reservatório, aconteceram de 1987 a 1991.

A quarta e última etapa do trabalho teve início em 1996 e continua até os dias de hoje, com o trabalho de restauração sendo realizado por meio de convênios de cooperação técnico-financeira com os municípios lindeiros e também por empresas especializadas.