Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Representante da ONU atesta evolução das ações da Itaipu Binacional na região
Tamanho da letra
14/11/2018

O ex-diretor de Água e Energia das Nações Unidas Ivan Vera, que é especialista da ONU nesses setores, concluiu na semana passada um roteiro em que percorreu diversos projetos da Itaipu Binacional executados na área de influência do reservatório, no Brasil e no Paraguai. Vera retornou após ter realizado uma visita semelhante quatro anos atrás e afirma: “houve uma evolução considerável na maioria dos projetos, bem como a extensão de algumas ações para outras áreas e comunidades”.


Especialista da ONU conhece produção de plantas medicinais na região.

Vera deverá produzir um estudo de caso sobre a Itaipu que será encaminhado ao Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa). A Undesa e a Itaipu são parceiras na iniciativa Soluções Sustentáveis em Água e Energia, que tem como objetivo compartilhar boas práticas relacionadas à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, que tratam, respectivamente, de água potável e saneamento e energia limpa e acessível.

A ideia, segundo Vera, é colocar esse estudo à disposição de outros governos, empresas ou organizações. “A ONU está interessada em tratar de descobrir em diferentes partes do mundo como se está realizando o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, ambientais e sociais. Fala-se muito e há muitos estudos, mas não há muitos exemplos concretos”, afirmou.

Segundo Vera, a Itaipu é um bom exemplo de como os ODS e a Agenda 2030 estão sendo implementados no nível local. “Esperamos que essa parceria entre a Undesa e a Itaipu nos permita documentar as experiências da Itaipu, os desafios, os problemas encontrados e os benefícios, e que essa documentação possa ser transmitida a outras partes do mundo e sirva de aprendizado para outras empresas, governos e organizações”, completou.