Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Reconhecimento: Crea-PR concede a Homenagem do Mérito à Itaipu
Tamanho da letra
27/02/2018

A Itaipu Binacional – considerada um ícone das engenharias – foi uma das quatro entidades a receber do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) a sua mais alta honraria, a Homenagem do Mérito, em cerimônia solene realizada na noite desta segunda-feira (26), no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba.

Também foram laureadas a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, a Lab Soluções Tecnológicas e a Flávio Freitas Dinão (consultoria e treinamento). Também houve tributo a profissionais – todos indicados pelas câmaras especializadas do conselho em função dos relevantes serviços prestados à Engenharia e à Agronomia paranaenses.

“Posso dizer que nosso sentimento é o mesmo que contagia a todos os profissionais da equipe técnica que fizeram a história da Itaipu ao longo desses 34 anos de operação: orgulho. É com eles que divido esse prêmio de reconhecimento pela excelência”, disse o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, que representou a empresa, ao receber a honraria pelas mãos da engenheira civil e chanceler do evento, Célia Neto Pereira da Rosa.

O DGB ainda recapitulou outros importantes prêmios de reconhecimento recebidos pela Itaipu, com destaque para o Water for Life, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à melhor gestão de recursos hídricos do mundo. “A Itaipu é uma usina de recordes, de integração entre o Brasil e Paraguai, bem operada e mantida pelo seu corpo técnico.”

Além dos próprios profissionais homenageados e de representantes das empresas laureadas, também compareceram autoridades, familiares, amigos e ainda diretores, conselheiros e inspetores do Crea-PR.

Relevantes serviços

A homenagem é anual e organizada pela Comissão do Mérito. Neste ano, a comissão foi composta pela engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa, coordenadora e chanceler; pelo engenheiro químico Ivo Brand; e pelo engenheiro eletricista Fernando Nunes Patrício.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil Joel Krüger, relembrou a história das entidades precursoras que antecederam ao Sistema Confea e citou as relevantes contribuições das engenharias, geociências e agronomia paranaense. “Nada mais justo que a reverência a todos os profissionais vivos e in memorian que se destacaram em suas trajetórias”, disse. “Muitas das soluções para os desafios estão nas mãos dos profissionais das engenharias, geociências e agronomia.”

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, ressaltou a importância do Paraná como vitrine no Conselho Federal, elevando os valores da engenharia do estado. Ele também citou a Itaipu como referência de memória afetiva. “Quando a primeira turbina entrou em funcionamento eu entrava na universidade para cursar engenharia civil. Algo fantástico, que marcou o curso da história.”

A Homenagem do Mérito foi criada pelo Crea-PR em 1994, para, de acordo com o ato que a definiu, “homenagear profissionais, personalidades nacionais e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao sistema Confea/Crea, bem como à engenharia e agronomia em suas diversas modalidades, no estado do Paraná”.