Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
PTI oferece curso de programação em Java
Tamanho da letra
06/06/2007

Com 80 alunos, começou na segunda-feira, dia 4, um  curso de formação em programação Java, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O curso faz parte do Programa de Educação Profissional Tecnológica e é resultado de uma parceria entre a Fundação PTI e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação.

 

O curso terá duração de seis meses, totalizando 520 horas/aula. Os alunos, divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, serão preparados para atuar na área de Tecnologia da Informação, principalmente para a área de desenvolvimento de sistemas que utilizem a linguagem Java.

 

Segundo o gerente do Itai, Jaime Nelson Nascimento, este é um setor que vem crescendo, porém ainda carece de mão-de-obra especializada. “A proposta é repassar conhecimento técnico para que, ao final do curso, estes jovens possam atender as demandas de empresas que atuam na área de tecnologia”, diz.

 

Pago e gratuito

 

Dos 80 alunos, 39 estão fazendo o curso gratuitamente, pois são de famílias de baixa renda. Os outros 31 pagam uma mensalidade de R$ 150. A turma conta ainda com outros 10 bolsistas, que são militares da corporação do 34º Batalhão de Foz do Iguaçu. A participação dos militares é resultado da parceria firmada entre a Fundação PTI e o Exército Brasileiro.

 

Para o estudante do ensino médio Elvis Elton Wandrowski, de 16 anos, além de adquirir conhecimento, o curso será um diferencial na hora de conseguir o primeiro emprego. Elvis é um dos alunos contemplados com a bolsa de estudos e afirmou que pretende seguir carreira profissional na área.

 

Currículo e carreira

 

Assim como Elvis, Bruno de Sá dos Santos também decidiu fazer o curso para complementar o currículo e melhorar a chance de “abrir as portas do mercado de trabalho”. E ele também pretende seguir carreira na área. Além de aluno do curso, Bruno é acadêmico do primeiro período de Ciência da Computação.

 

Já o cabo Gustavo Daniel Philippsen está participando do curso para agregar novos conhecimentos. Ele trabalha na área de informática do 34º Batalhão, com manutenção e rede. “Quando concluir o curso, eu espero começar a desenvolver programação também”, afirma.