Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
PTI e Unioeste sediam Congresso Internacional de Matemática
Tamanho da letra
04/08/2006

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu, vão sediar, a partir desta segunda-feira (dia 7), o Congresso Internacional de Matemática e suas Aplicações Foz 2006. O evento prossegue até o dia 11 de agosto, nas dependências da PTI, e reunirá cerca de 1.000 participantes, entre profissionais, professores, pesquisadores e acadêmicos do Brasil e do exterior. A abertura oficial do Congresso será às 19h30 horas, no Mirante Central da Itaipu, com apresentação da Iluminação Monumental.

 

Promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, com o apoio da Fundação PTI e Itaipu Binacional, o Congresso vai abordar temas voltados à pesquisa e também às aplicações da Matemática nas diversas áreas. Segundo a coordenadora local do evento, professora Renata Bezerra, o Congresso vai trabalhar nas grandes áreas da Matemática, que são: Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática.

 

- Além da pesquisa, vamos discutir a aplicação da Matemática em áreas como Computação, Engenharia Elétrica, Mecânica, Economia e Meio Ambiente - explicou Renata.

 

Congresso inédito

 

Este é o primeiro Congresso realizado com o objetivo de reunir pesquisadores das várias subáreas da Matemática em um único evento. Além das instituições de ensino e pesquisa, também estarão participando do congresso a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), e Sociedade Brasileira em Educação Matemática (SBEM).

 

Durante os cinco dias de congresso, serão realizados 11 mini-simpósios, 16 mini-cursos e 10 conferências, com cerca de 60 palestrantes de Brasil e do exterior. Entre os palestrantes de universidades e instituições de pesquisa do exterior, estão confirmadas a participação de Zounong Zhu, da China, Robert Plemmons, dos Estados Unidos, Owe Axelsson, da Suécia, Greif Chen, do Canadá, Claude Brezinski, da França, e Amiya Kumar Pani, da Índia.