Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Proposta da Universidade do Mercosul ganha força
Tamanho da letra
20/09/2006

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan, afirmou ontem (19) que o Seminário de Educação Superior e Integração Regional, realizado em Itaipu, proporcionou um grande avanço na discussão sobre a criação da Universidade do Mercosul entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. 

 

Já o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior, Manuel Palácios, ao apresentar a proposta do Ministério da Educação para a criação da Universidade do Mercosul, disse que a intenção é criar um espaço de inovação a favor da integração dos países do Mercosul e promover o fortalecimento das relações entre instituições de ensino superior. O seminário reuniu, durante dois dias, autoridades de Educação dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, bem como representantes de universidades públicas. 

 

Diploma do Mercosul

 

A proposta inicial apresentada pelo MEC prevê que a universidade será uma instituição de ensino e pesquisa multinacional, com regras acadêmicas únicas. O ensino será bilíngüe e o diploma válido em todos os países do Mercosul. Os cursos ofertados deverão ser das áreas consideradas de relevância para a integração do Mercosul, como história, direito e tecnologia.

 

Segundo Manuel Palácios, um dos pontos que exigem um estudo mais profundo diz respeito à administração da Universidade do Mercosul. A proposta do MEC é que seja dirigida por um Conselho Multinacional, que seria o órgão responsável pela normatização da universidade. Porém, conforme Palácios, a instituição tem que estar em conformidade com a legislação de todos os países integrantes do projeto.

 

- Queremos igualar as condições da educação no Mercosul, respeitando as diversidades entre os países do bloco - disse Nelson Maculan.

 

Na reunião de presidentes

 

Conforme Manuel Palácios, a idéia inicial é criar campus da Universidade do Mercosul nos países que vão integrar o projeto. No entanto, também está sendo considerada a proposta de permitir que outras instituições de ensino e pesquisa se associem à universidade, fortalecendo assim a relação entre instituições.

 

- Há um consenso de que a Universidade terá um papel importante para a integração do Mercosul. O que temos que fazer agora é aprimorar o modelo da instituição e discutir um fundo de investimento para a sua criação - afirmou Maculan.

 

Segundo ele, os dois relatores do MEC que participaram do seminário vão reformular a proposta, acrescentando as considerações feitas pelos representantes dos demais países. Se aprovada, a proposta será apresentada na reunião dos presidentes dos países do Mercosul, em novembro.