Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Primeiro workshop da parceria Itaipu-PTI-Instituto Life tem avaliação positiva
Tamanho da letra
23/08/2019

Reunidos em Curitiba nesta sexta-feira (23), os líderes temáticos do projeto de Desenvolvimento de Padrão Internacional para a Gestão Sustentável do Território, fizeram uma avaliação positiva do primeiro workshop realizado por essa iniciativa, que é resultado de uma parceria entre a Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu e Instituto Life que, por sua vez, sediou o encontro desta sexta.


Workshop de capacitação realizado no Centro de Treinamento da Itaipu. Foto: Maria Alice Alexandre.

O convênio entre as instituições, com prazo de execução até 2022, prevê que cada uma delas contribuirá com sua expertise para criar critérios e indicadores de desenvolvimento territorial. Como organismo normalizador, o Instituto Life é o responsável pela elaboração do padrão e do seu sistema de gestão.

Com a avaliação piloto do padrão no território, a Itaipu Binacional fará um diagnóstico da sua atuação regional. Dessa forma, será possível fortalecer as parcerias já existentes tanto na margem brasileira, quanto na paraguaia. Já o PTI será responsável pelo desenvolvimento de um software e pode se tornar um centro de referência regional para aplicação do futuro Padrão.

Nos dias 7 e 8 de agosto, o projeto promoveu um workshop no Centro de Treinamentos da Itaipu. No evento, com a presença de 36 participantes, foram constituídos os Grupos de Trabalho, cujos integrantes serão os principais envolvidos no desenvolvimento técnico do Padrão. Coordenados pelo Instituto Life, os grupos são compostos por quatro líderes temáticos (ambiental, econômico, social e cultural) e por especialistas com formações profissionais diversificadas, representantes das três instituições. Desta maneira, o desenvolvimento do Padrão se dará de forma interdisciplinar.

“Além disso, os Grupos de Trabalho poderão contar com o apoio de uma Rede Internacional de Gestão Sustentável do Território que está sendo formada, envolvendo instituições e profissionais de renome, integrantes de empresas, da academia e da sociedade civil”, destaca a Gerente Técnica do Instituto Life, Regiane Borsato, uma das idealizadoras do projeto.

Na abertura do evento, Ariel Scheffer, Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, transmitiu seu entusiasmo por essa iniciativa inovadora e destacou o quanto o projeto pode agregar à atuação regional da Itaipu.

“É muito importante a integração que este projeto traz”, afirma Marlene Costa Souza Carvalho, gestora do projeto dentro pela margem brasileira da Itaipu. “Essa é uma das primeiras vezes em que a Itaipu Paraguai e Brasil vão trabalhar juntas desde o início nesse tipo de iniciativa”, completa Ibis Marta Martinez Sanches, gestora do projeto pela margem paraguaia.

Durante o evento, os participantes se familiarizaram com os objetivos e atividades do projeto, discutiram os objetivos e a estrutura do Padrão e elaboraram a versão preliminar das premissas e dos eixos temáticos. “A definição das premissas é uma etapa muito importante, pois serão elas que irão nortear todo o desenvolvimento do Padrão”, diz Karen Barbosa, Coordenadora Técnica do Instituto Life e do projeto.

Os Grupos de Trabalho têm a missão de assegurar que o Padrão tenha uma base técnica sólida e, ao mesmo tempo, uma abordagem prática. O Padrão deve atender parâmetros e processos consolidados internacionalmente. Ele estará embasado em princípios de sustentabilidade territorial, que irão buscar a manutenção dos serviços da natureza e seus benefícios em todos os setores da sociedade.

“A reunião de hoje (23) permitiu avaliar a proposição das premissas, já que elas trazem os principais conceitos que serão utilizados para a definição futura dos critérios e indicadores relacionados ao modelo de desenvolvimento desejado para um dado território. Essas premissas devem refletir os valores de desenvolvimento territorial sustentável desejados e que possam ser replicados em qualquer território do globo”, acrescenta Regiane.

Ainda este ano, serão realizadas mais duas reuniões de preparação dos textos preliminares com os líderes temáticos e dois workshops com os Grupos de Trabalho para discussão e validação das propostas apresentadas.