Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Presidente alemão fica impressionado com Itaipu
Tamanho da letra
07/03/2007

O presidente da Alemanha, Horst Köhler, afirmou ontem (quarta-feira, 7) ter ficado impressionado com a grandiosidade e com o processo de modernização da Usina de Itaipu. A visita foi seu primeiro compromisso no Brasil - embora extra-oficial.

 

Acompanhado da primeira-dama, Eva Luise Köhler, e dos embaixadores Luiz Felipe de Seixas Correa e Friedrich Prot Von Kunow, o presidente chegou à usina às 10h30, para uma visita de uma hora e meia.

 

Recepcionados pelo diretor-geral brasileiro Jorge Miguel Samek, pelo diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, e pelo diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, o presidente alemão e sua comitiva visitaram o pé do Vertedouro e o antigo leito do rio Paraná.

 

Também desceram na cota 92, onde puderam ver o eixo de uma turbina, e visitaram a Sala de Controle Central.

 

Antes do embarque para as Cataratas do Iguaçu, o presidente alemão conheceu ainda o veículo elétrico. O diretor técnico executivo também aproveitou para apresentar brevemente o Programa de Geração Distribuída, que tem como objetivo a geração de energia através da biomassa. 

 

Interesse

 

Segundo Samek, a visita fortalece a parceria com a Alemanha, que tem  importante participação na Itaipu, já que as turbinas da usina têm tecnologia da Siemens. “O presidente destacou a grandiosidade da Itaipu e reafirmou o interesse em firmar novas parcerias com Itaipu no campo técnico-científico”,  disse Samek.

 

Depois da visita à Foz do Iguaçu, a comitiva alemã embarcou para Brasília, onde se encontraria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A programação no Brasil inclui ainda São Paulo, Pernambuco e Amazonas.