Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Pesquisa feita durante estágio na Itaipu gera artigo publicado em revista científica
Tamanho da letra
23/07/2021
Duas ex-estagiárias da Divisão de Reservatório de Itaipu tiveram um artigo científico publicado na revista Brazilian Journal of Development, avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Qualis B2 (periódicos de excelência nacional). Toda a pesquisa foi desenvolvida durante o estágio na binacional. 
 

Tainara e Sara, na usina de Itaipu. Foto: arquivo pessoal.
 
O artigo “Hematologia e desempenho zootécnico do Pacu (Piaractus mesopotamicus) cultivado em bioflocos e aquaponia” é assinado por Sara Simões Machado, acadêmica de Medicina Veterinária pela UDC, e Tainara Laise da Silva Blatt, mestranda em Zootecnia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
 
O supervisor do estágio, André Luiz Watanabe, mestre em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP), e o colega da Divisão de Reservatório Celso Carlos Buglione Neto, mestre em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assinam como coautores. 
Para Watanabe, a publicação do trabalho em revista científica “é a maior prova de que a orientação foi feita com sucesso e, principalmente, que o estágio fui muito importante ao desenvolvimento técnico e profissional das alunas”. “Os resultados da publicação foram integralmente produzidos durante o período do estágio”, destacou.
 
Hoje fora da Itaipu, Sara e Tainara confirmam a importância da experiência e o apoio que tiveram dos colegas de empresa. “O estágio pra mim foi a porta para todas as coisas: para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, foi onde me descobri e descobri a possibilidade de fazer e produzir coisas que nunca tinha imaginado”, disse Sara, que fez estágio na Divisão de Reservatório em dois períodos: de fevereiro a julho de 2018 e de julho de 2019 a janeiro de 2021.
 
Sara e Tainara em dois momentos do estágio. Fotos: arquivo pessoal.
 
“O Programa de Estágio me permitiu experiência profissional. E eu tive o privilégio de estagiar com grandes profissionais, que me possibilitaram novas ideias, conceitos e planos. Hoje, eu os tenho como exemplo!”, reforça Tainara, que atuou na empresa de julho de 2019 a novembro de 2020. “Na minha vida, o estágio no setor de Aquicultura e Pesca foi uma base para que eu pudesse tomar decisão em qual área eu trabalharia”, completou.
 
Sara ainda comemorou outra vitória no período, que foi conquistar o primeiro lugar no Concurso de Produção de Conteúdo “Ensina-me se for capaz”, promovido pela coordenação do Programa de Estágio da Itaipu. Ela participou com um vídeo sobre aquaponia.
 
Hematologia 
 
No artigo publicado pela Brazilian Journal of Development, as autoras usam a hematologia (análise do sangue) como ferramenta para avaliar as condições de saúde do pacu, espécie nativa da Bacia do Rio Paraná, em diferentes técnicas de manejo: aquaponia, bioflocos e renovação da água. As pesquisas foram realizadas na Estação de Pesquisa em Piscicultura e Ecologia de Espécies Nativas, com análise no Laboratório Ambiental da Itaipu.
 
Sara e Tainara concluem que sistemas fechados de bioflocos e aquaponia não afetam a saúde dos peixes e o emprego da avaliação hematológica pode ser uma eficiente ferramenta de gestão do processo produtivo. 
 
Sobre o Programa de Estágio
 
O Programa de Estágio da Itaipu é coordenado pela Divisão de Seleção e Acompanhamento de RH. São oferecidas duas modalidades: o Estágio de Férias (não remunerado), para complementar a formação acadêmica, e o estágio regular. Informações podem ser obtidas em estagio@itaipu.gov.br.