Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Otávio Brandelli assume cadeira do Itamaraty no Conselho de Itaipu
Tamanho da letra
09/01/2019

Otávio Brandelli, secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores (MRE), será o novo representante da pasta no Conselho de Administração de Itaipu. A nomeação, por meio de decreto da Presidência da República, foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União de 8 de janeiro de 2018.

Brandelli assumirá a cadeira deixada pelo diplomata Marcos Bezerra Abbott Galvão, que também ocupou a Secretaria-Geral do MRE. Os Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai têm direito, cada um deles, a uma vaga no conselho, conforme previsto nas Notas Reversais do Tratado de Itaipu, assinado em 26 de abril de 1973.

Itaipu tem sete membros no Conselho de Administração no lado brasileiro e outros sete no Paraguai. O Conselho de Admininstração é responsável pela análise e aprovação ou rejeição de todos os atos da Diretoria Executiva.

Currículo

Bacharel em Direito pela PUC/RS, Brandelli é pós-graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1991, ingressou no Instituto Rio Branco e desenvolveu sua carreira nas áreas de propriedade intelectual, integração regional, comércio e tecnologia. De 2013 e 2015, presidiu o Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (Inpi). Em 27 de junho do ano passado, foi promovido a ministro de primeira classe.

Antes de assumir a Secretaria-Geral do Itamaraty, no último dia 3, Brandelli chefiava o Departamento do Mercosul no Ministério de Relações Exteriores. No Mercosul, exerceu a função de Coordenador Nacional do Grupo Mercado Comum, órgão decisório executivo daquela organização internacional.