Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
O Natal está no ar: sonho e magia iluminaram a noite de sábado (14) no Gramadão
Tamanho da letra
14/12/2019
Noite de luzes encantou iguaçuenses e turistas. Foto: Rubens Fraulini.
 
O Gramadão de Itaipu, na Vila A, recebeu mais de 20 mil pessoas na noite deste sábado (14), para assistir e se emocionar com apresentações musicais e o espetáculo “O Natal está no ar”. O evento, organizado pela Itaipu Binacional, faz parte da programação do Natal de Foz. 
 
A programação começou às 19h. As bandas do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e da Guarda Mirim de Foz apresentaram um repertório de canções populares e natalinas.
 
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, deu as boas-vindas ao público e fez um agradecimento especial à Itaipu. “Foz ganhou muitas coisas em 2019, mas, em especial, ganhamos muito com a nova diretoria da Itaipu. Eles abraçaram nossa cidade, que aprenderam a amar”, disse. 
 
O diretor-geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, agradeceu o reconhecimento assumindo um compromisso: “vamos juntos, todos nós, fazer de Foz do Iguaçu um lugar cada vez melhor para se viver e para visitar”. Em seguida, agradeceu ao público: “É bom ver tantos rostos cheios de alegria, de crianças de todas as idades, celebrando essa festa tão bonita”. 
 
De certa forma, todas as pessoas que estavam no Gramadão viraram crianças por uma noite, acompanhando as aventuras de um menino que viaja pelo céu, na companhia dos enfeites coloridos de Natal, em busca da estrela dourada que vai decorar o topo da árvore. O show com música, dança, acrobacias e teatro encantou a todos – era impossível desviar o olhar. 
 
Ao final, nove bailarinos surpreenderam o público fazendo uma coreografia suspensos em um guindaste, “voando” por cima da Concha Acústica e descendo para entregar a estrela ao menino em meio à multidão. Depois, a chegada do Papai Noel – que não poderia faltar – e um show de fogos para fechar com ainda mais brilho uma noite já repleta de luz. 
 
“Foi incrível. Já estava achando muito bonito e, de repente, vejo aquela dança no céu”, comentou Marcelo Oliveira, que assistiu ao show bem de pertinho, acompanhado de Michele Moura e das crianças Luiz Miguel e Alice. “Eles adoraram.”
 
Beleza por toda parte
 
Quem passa pelo Gramadão também pode conferir a decoração natalina montada no espaço, integrado à programação do Natal de Foz, que segue até 6 de janeiro (com um intervalo entre os dias 24 e 26 de dezembro). 
 
No local, estão instalados três pinheiros gigantes, com mais de 17 metros, e uma bola de Natal com seis metros de diâmetro – onde os visitantes podem entrar para fazerem suas fotos. Postes e árvores foram iluminados com bolas de luzes e leds que formam um efeito de cascata.
 
Na concorrida bola de luzes, o pequeno Gustavo Raul, ao lado da irmãzinha Jade, tentava tirar uma foto em pleno ar, pulando. O pai dele, Gustavo Benitez, contou que a família mora em Ciudad del Este, mas que vai ao Gramadão todo sábado. “Quando tem eventos como esse, é melhor ainda. Está muito bonito”, elogiou. 
 
Quem ainda não conhecia o espaço também gostou do que viu. Foi o que acontece com a paraguaia Vanessa Fabbi, que veio também do município paraguaio vizinho com a filha, Antonella, e as irmãs Liz e Marcia, atraída pelo show de Natal. “É muito lindo, nem esperava que fosse tão lindo assim”, disse ela. 
 
Programação de Natal
 
O Natal de Foz é uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural, com patrocínio máster da Itaipu Binacional, também da Eletromil e Produsom. Conta com o apoio institucional do Foztrans, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Solutudo e Rede Regional de Cultura. Também apoiam a iniciativa a BP3 e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
 
As atrações ocorrem no Gramadão e na Praça da Paz, onde está montada a Casa do Papai Noel, além de uma série de árvores – incluindo a maior da cidade, com 28 metros de altura. Para ver a programação completa, acesse o site nataldefoz.com.br.