Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Municípios da região ganham projetos para usar plantas medicinais
Tamanho da letra
14/12/2006

Médicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, participantes do curso “Fitoterapia: Tradição e Ciência”, recebem hoje (15) o certificado de conclusão, em solenidade no auditório do campus de Foz do Iguaçu da Unioeste. A cerimônia começa às 14 horas, com uma palestra do vice-presidente da Associação Argentina de Fitomedicina, Hugo Golberg, sobre o tema “Fitoterapia com Atenção à Saúde Básica na Argentina”. Ao todo, 84 profissionais da área de saúde se formam nesta turma.

 

Neste último encontro, os profissionais também irão apresentar os trabalhos de conclusão de curso, elaborados em equipes, que visam a implantação ou aperfeiçoamento da utilização das plantas medicinais na saúde pública dos municípios onde moram. Sete grupos apresentarão propostas para as cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Pato Bragado, Vera Cruz do Oeste, Medianeira e Toledo.

 

Eficácia

 

Alguns profissionais já estão colocando em prática o que aprenderam no curso. É o caso da médica responsável pelo atendimento dos pacientes da Unidade Saúde da Família do Ouro Verde, de Foz do Iguaçu, Christiane M. L. Pereira, que está receitando fitoterápicos e vem obtendo resultados satisfatórios. Segundo ela, “os medicamentos naturais tem tido bastante aceitação e estão se mostrando eficazes”.  

 

O curso, que começou em maio, é promovido pela Itaipu Binacional, através do Projeto Plantas Medicinais, em parceria com o Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM). Segundo um dos seus organizadores, Altevir Zardinello, cerca de 98% das expectativas foram alcançadas no projeto. “Devido ao sucesso, há grandes possibilidades do curso retornar ano que vem, com alguns reajustes, para atender ainda melhor os profissionais que se interessarem pelo assunto”, disse Altevir.

 

Serviço

 

Evento: Formatura do Curso de Fitoterapia: Tradição e Ciência

Local: Auditório da Unioeste

Data: Sexta-feira (15)

Horário: das 14h às 18h