Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Moradores da Vila C recebem escrituras de casa
Tamanho da letra
17/05/2006

Foram muitos anos de espera, mas, finalmente, quase 500 famílias da Vila C vão poder realizar o sonho da casa própria.  Hoje, (quinta-feira, 18) às 18h,  será feita, na sede do Conselho Comunitário da Vila C,  a entrega das primeira escrituras para os moradores que estavam em situação irregular desde o processo de venda das casas, no início da década de 90. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, participa da solenidade. A entrega faz parte das comemorações do aniversário de 32 anos da Itaipu.

 

O trabalho para resolver essa questão, que se arrastou por mais de doze anos nos tribunais, foi uma ação conjunta entre a Itaipu, através do Projeto Energia Solidária e Conselho Comunitário da Vila C. O processo contou com o apoio da Prefeitura.

 

Impasse

 

O problema com as quase 500 moradias começou na época de transferência das casas da Vila C, em 1992 – que eram propriedade da Itaipu – para os moradores do bairro. O processo de venda foi terceirizado, e, na época, a empresa responsável pela intermediação não cumpriu todos os compromissos, deixando uma dívida com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento dos imóveis, o que impossibilitou que as famílias conquistassem, definitivamente, o direito a propriedade legal de suas moradias.

 

Em 1994 o problema foi parar na Justiça. Depois de anos nos tribunais, a questão finalmente está chegando a um final feliz. Desde 2004, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal e uma comissão formada pelos moradores da Vila, que estavam com as moradias em situação irregular, procuram uma maneira vantajosa para solucionar o problema. 

 

No início deste ano, foi definida entre a Itaipu, Caixa Econômica e os moradores da comunidade uma proposta para o quitamento das dívidas. A partir disso, foi realizado pelo Energia Solidária e Conselho Comunitário da Vila C um cadastro com os moradores para verificar a situação documental de cada proprietário e preparar os contratos de compra e venda das residências.

 

Casa própria

 

Depois de verificar os documentos de cada proprietário e negociar uma solução com  a Prefeitura Municipal (impostos pendentes das moradias que estavam em litígio) e cartórios (registro dos imóveis), a Itaipu, em parceria com o Conselho Comunitário da Vila C, começa a entregar as primeiras escrituras de posse para os moradores do bairro que há mais de uma década lutam pelo direito  à casa própria.

 

Contatos

 

Conselho Comunitário da Vila C

Rua Vila Velha, 63 (na entrada da Vila C, antigo prédio da Cobal), telefone: 3575-7694.