Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ministros brasileiros e paraguaios discutem acordo sobre Itaipu
Tamanho da letra
26/07/2006

Os ministros brasileiros Guido Mantega, da Fazenda, e Silas Roundeau, de Minas e Energia, se reúnem nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu, com os ministros paraguaios Ernst Bergen, da Fazenda, e Panfilo Benitez, de Obras Públicas e Comunicações, para negociar possíveis modificações na relação entre os dois países envolvendo a Itaipu Binacional. O ministro de Minas e Energia, Silas Roundeau, se reuniu ontem com as diretorias brasileira e paraguaia da usina.

 

Hoje, Roundeau e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que desembarca em Foz do Iguaçu hoje, às 10h30, terão um encontro com autoridades do Paraguai, no Edifício da Produção. As negociações deverão se estender durante a tarde inteira.

 

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, durante reunião em Córdoba, na Argentina, que estudaria o pedido paraguaio de retirada do Fator de Ajuste que incide sobre a dívida de Itaipu.

 

O Brasil também quer negociar com o Paraguai a possibilidade de colocar mais de 18 unidades geradoras funcionando simultaneamente, pois as duas últimas unidades geradoras estão prestes a entrar em funcionamento. Uma delas, a U9A, está passando pelo teste final de confiabilidade, e a U18A deve ficar pronta em, no máximo, seis meses.

 

A unidade 9A completa no próximo dia 1º o teste de confiabilidade. Como os problemas registrados pela unidade ficaram dentro da normalidade, ao finalizar o teste a máquina estará à disposição do sistema elétrico. Para operar comercialmente, será preciso obter o aval do Paraguai.