Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Lula e Nicanor inauguram últimas unidades geradoras de Itaipu
Tamanho da letra
19/05/2007

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicanor Duarte Frutos inauguram nesta segunda-feira, às 17h, as últimas unidades geradoras de Itaipu, que completam as 20 previstas originalmente no projeto. Além dos presidentes, participam da solenidade autoridades do Brasil e do Paraguai, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arlindo Chinaglia, que já confirmou presença.

 

Com as novas unidades, Itaipu encerra o ciclo de construção e de expansão da geração da energia elétrica e entra numa nova fase, de atualização tecnológica das 18 unidades geradoras implantadas entre 1984 e 1991. 

 

“A modernização é necessária para que a usina mantenha seu índice de eficiência nos patamares adequados de qualidade e confiabilidade exigidos pelo  mercado de energia elétrica”, diz o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek.

 

Visita antecipada

 

O presidente Lula está em Foz do Iguaçu desde ontem (sábado, 19), para uma visita reservada. Ele fica na cidade até este domingo, quando embarca para compromissos em Assunção. Volta a Foz na segunda-feira e se reencontra com o presidente Nicanor Duarte Frutos na cota 108 da Usina de Itaipu, onde ficam as tampas das unidades geradoras.

 

De um palanque armado especialmente para a cerimônia, os dois presidentes vão descerrar a placa alusiva à inauguração. Devem participar da solenidade cerca de duas mil pessoas, entre autoridades, convidados e empregados de Itaipu.