Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Lula comemora criatividade na criação do veículo elétrico
Tamanho da letra
01/09/2006

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou hoje a apresentação de um automóvel Fiat movido a eletricidade, em fase de desenvolvimento por um consórcio de instituições brasileiras, suíças e paraguaias. O protótipo levado ao saguão externo do Palácio do Planalto foi experimentado pelo presidente, que ligou o Pálio Elétrico e fez uma pequena manobra na área de exibição.

 

Lula disse que a indústria automobilística apresenta uma excelente novidade para o consumidor brasileiro ao oferecer “um protótipo de carro elétrico que está sendo feito em parceria com a Itaipu Binacional”.

 

Cinco anos de pesquisas

 

O protótipo faz parte de um projeto de cinco anos. Ao seu final pretende-se oferecer ao mercado um automóvel elétrico com 450 km de autonomia, velocidade de até 150 km horários e recarga da bateria em apenas 20 minutos. Atualmente, o protótipo tem uma autonomia de 120 km, chega a uma velocidade de até 130 km horários e necessita de uma recarga de oito horas.

 

Cálculos técnicos desenvolvidos pela Itaipu Binacional indicam que a economia do atual modelo é quatro a cinco vezes maior do que o modelo tradicional movido a gasolina. Com o preço de um litro de gasolina, por exemplo, seria possível fazer o carro mover-se por 40 a 50 km. O carro consumirá ainda uma energia limpa e renovável.

 

O projeto é uma parceria da Itaipu com a empresa suíça KWO, a Fiat e outros parceiros como empresas de tecnologia, concessionárias de energia elétrica e instituições de pesquisas brasileiras, paraguaias e suíças. Os participantes do projeto estarão experimentando 50 veículos em teste nos próximos cinco anos para desenvolvimento do modelo.

 

Depois de uma reunião no gabinete presidencial, com representantes da Fiat e da Itaipu Binacional, o presidente foi apresentado ao Pálio Elétrico e ao Siena Tetrafuel – este um modelo já pronto para ser apresentado ao consumidor brasileiro. Estava acompanhado do diretor de Coordenação e Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, e do presidente da Fiat, C. Belini.

 

Inovação

 

Ao comentar a novidade, o presidente salientou ser ma experiência em que “vislumbramos a possibilidade de em alguns anos termos um carro silencioso”. “Minha alegria é por conta da criatividade da Fiat, que sai na frente”, comemorou.

 

O presidente disse que a economia vai bem e que o país deverá crescer num ciclo duradouro. “Estou tranqüilo com o crescimento industrial; estou tranqüilo com o crescimento da indústria automobilística”, disse o presidente ao afirmar que o setor está vendendo bem no mercado interno e no exterior.

 

“O Brasil está inovando na questão energética e de combustíveis”, disse o presidente ao prever que o país será a maior potência energética do mundo. Friedrich salientou a vantagem de desenvolver um protótipo de veículo elétrico. Além de somar na redução da poluição, “que está agudizando o aquecimento global”, a iniciativa proporcionará a criação de novos empregos com a criação de um novo mercado na indústria automobilística.

 

Compareceram à apresentação do veículo elétrico, ainda, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, e o ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.