Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Laboratório do Hospital Costa Cavalcanti já fez mais de 15 mil exames de covid-19
Tamanho da letra
26/08/2020

O Laboratório do Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, fez mais de 15 mil exames para detecção do novo coronavírus (o SARS-CoV-2, causador da covid-19), em quatro meses. Esses testes foram aplicados em Foz do Iguaçu e na 9ª Regional de Saúde do Paraná.

O Laboratório do HMCC foi o primeiro de Foz do Iguaçu a descentralizar no interior do Estado o exame para covid-19, antes só feito em Curitiba. Até 27 de abril, toda a testagem de casos suspeitos da doença precisava ser enviada para o Laboratório Central do Paraná (Lacen). Os resultados levavam, normalmente, mais de uma semana para saírem.

“O diagnóstico rápido e assertivo dos pacientes suspeitos da doença possibilita medidas rápidas de intervenção e controle”, frisou o diretor assistencial do Costa Cavalcanti, Sandro Scarpetta. “Atualmente, o CMT recebe em média 300 amostras por dia. Os resultados ficam prontos entre três e seis horas”, acrescentou o diretor.

Do total de 15.118 exames feitos até esta quarta-feira (26), 7.345 deles são de municípios da 9ª Regional (SUS) e outros 7.773 de pacientes de Foz do Iguaçu e região, atendidos no HMCC. A 9ª Regional é composta pelos nove municípios da microrregião de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná — Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis e Foz do Iguaçu.

De acordo com o informe epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (26), Foz registrou 4.707 casos de coronavírus e 56 óbitos em decorrência da doença, desde o início da pandemia.

Identificação genética

O exame da covid-19 é um teste de biologia molecular que identifica o material genético do vírus. Para a análise, o Centro de Medicina Tropical utiliza amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Esses materiais são coletados com o uso de um tipo hastes de plástico parecidas com cotonetes (swabs) ou aspirados por sonda.

Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração do material genético das moléculas (RNA) até a etapa final do processo.

Teleorientação

O isolamento domiciliar de pacientes sintomáticos é a principal medida de redução da transmissão do vírus, além do isolamento das demais pessoas que residem com o paciente.

Pensando nisso, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti passou a oferecer desde o início da pandemia, o serviço de teleorientação. O objetivo é orientar os usuários do plano de saúde Itamed, os colaboradores da Fundação de Saúde Itaiguapy e beneficiários da Itaipu Binacional, informações sobre como e onde buscar atendimento em casos suspeitos de covid-19.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além das orientações gerais, a teleorientação também repassa informações sobre os resultados dos testes RT-PCR feitos no HMCC, e ainda, oferece suporte psicológico e monitora todos os casos confirmados. Mais de 10 mil atendimentos já foram realizados no local.

Investimentos

A Itaipu Binacional investiu R$ 24 milhões na Fundação Itaiguapy para a criação de uma ala exclusiva de atendimento de covid-19, com 20 leitos de UTI, sete leitos de semi-intensiva e 20 leitos de unidade de transição, além da aquisição de testes de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), medicamentos e respiradores para atender a demanda da região. A medida atende diretrizes do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Foto da capa: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional