Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu terá primeira pista artificial para canoagem da América Latina
Tamanho da letra
31/01/2006

Começou esta semana, em Itaipu, a construção do Canal de Águas Bravas, que será a primeira pista de canoagem artificial da América Latina e um dos dez maiores do mundo. Enormes pedras, retiradas das proximidades do mirante do vertedouro da Usina e lançadas no canal, vão criar corredeiras. Pelas duas comportas da pista de canoagem, construída paralelamente ao Canal da Piracema, passarão 12 metros cúbicos de água por minuto.

 

Concluídas as obras, ainda este ano a Seleção Brasileira de Canoagem vai passar a treinar no local, onde haverá, em setembro de 2007, um campeonato mundial. A Federação Brasileira de Canoagem, que hoje faz os treinos em Tibagi, no interior do Paraná, deverá trazer os atletas para residirem em Foz do Iguaçu.

 

Parceria nas obras

 

As obras estão sendo desenvolvidas em parceria de Itaipu com a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Confederação Brasileira de Canoagem e terão três etapas importantes: a colocação das pedras nos 430 metros de extensão; a colocação de obstáculos móveis, feitos de madeira e aço; e, finalmente, a instalação das áreas de apoio.

 

“A finalidade do canal é o esporte e o turismo”, explica o engenheiro Andreas Schwarz, gerente do Departamento de Obras e Manutenção de Itaipu. Além do canal, serão instaladas áreas de apoio, que incluem garagem para barcos, arquibancadas e um espaço onde ficarão os juízes das competições.

 

Um dos 10 melhores do mundo

 

O engenheiro espanhol Ramón Ganyet, que desenhou o projeto do Parque da Piracema, está acompanhando a implantação do Canal de Águas Bravas. Foi ele quem projetou o canal de canoagem das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, entre vários outros projetos pela Europa. Ganyet demonstra muito animação com a nova empreitada.

 

“Do ponto de vista esportivo, asseguro que este canal estará entre os 10 melhores do mundo. É espetacular, pelo seu entorno especialmente bonito, e interessante por incluir o conceito multifuncional da água, que serve para gerar energia, para os peixes viverem, para os esportes e para o desenvolvimento do turismo”, afirma o espanhol.

 

Seleção deve ficar em Foz

 

O superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Rodrigues, afirma que “um canal desta envergadura apresenta uma estrutura fantástica e ideal para a prática da canoagem. Queremos trazer a seleção para residir em Foz do Iguaçu, até porque este é o primeiro canal artificial construído no continente para esse esporte”, diz ele.