Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu sedia Seminário de Planejamento Econômico-Financeiro do Setor Elétrico
Tamanho da letra
10/10/2017

Já estão abertas as inscrições para o 19º Seminário de Planejamento Econômico-Financeiro do Setor Elétrico (Sepef), promovido pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge). Neste ano, o evento será realizado de 8 a 10 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), com patrocínio da Itaipu Binacional.

O objetivo é atualizar e aprofundar as discussões de temas econômico-financeiros das áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, reunindo diretores, gestores, profissionais e especialistas de empresas, órgãos de governo e meio acadêmico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro no site da Fundação Coge (www.funcoge.org.br) – empregados de Itaipu pagam R$ 900. A expectativa da organização é reunir em torno de 220 participantes, que é a capacidade do Auditório César Lattes – local do evento.

Neste ano, as principais discussões do Sepef serão sobre alternativas de financiamento de longo prazo da expansão do setor; matriz energética e seus impactos técnicos e econômicos; aspectos fundiários e de meio ambiente na expansão do setor elétrico brasileiro; e problemas atuais para vencer os desafios do setor.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, fará a palestra magna do seminário, no dia 8, às 19 horas. Em seguida, haverá um coquetel de abertura do evento no Mirante Central de Itaipu.

Um dos painéis previstos, no dia 9, vai tratar sobre Matriz energética e seus impactos técnicos e econômicos e reunirá o diretor-presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Nobrega Barroso, e a diretora de Administração e Finanças da Eletronuclear, Mônica Reis. O moderador será o diretor de Finanças e Relações com Investimentos da Cemig, Adézio de Almeida Lima.

Outro destaque da programação preliminar, no dia 10, é o painel Problemas atuais e soluções para vencer os desafios do setor, que reunirá os presidentes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), Mário Dias Miranda, e da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), Flávio Antonio Neiva, com moderação de Marcio Zimmerman, da Eletrosul.