Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu retoma cursos de plantas medicinais e agricultura orgânica
Tamanho da letra
10/03/2006

A partir da próxima segunda-feira, a Itaipu Binacional retomará, no município de Maripá, os cursos de plantas medicinais e agricultura orgânica voltados ao setor da saúde e a merendeiras de escolas municipais e estaduais.

 

O trabalho vem sendo realizado desde 2003 pelo Programa Cultivando Água Boa, envolvendo os projetos de plantas medicinais, agricultura orgânica e educação ambiental, com a participação dos monitores da Linha Ecológica.

 

Avanço

 

Os cursos de atenção à saúde já capacitaram nada menos que 1.150 agentes municipais de saúde para o uso adequado das plantas medicinais, além de terem sido formados 26 comitês gestores municipais. 

 

“A missão é avançar com ações locais para a consolidação da prática do uso de plantas medicinais na atenção básica à saúde", explica Jair Kotz, gestor do Projeto Plantas Medicinais pela Itaipu.

 

Profissionais

 

Este ano, também serão abertas duas turmas para 100 alunos da Bacia do Paraná III para cursos voltados a profissionais da saúde, como médicos, enfermeiras, nutricionistas e farmacêuticos. Serão escolhidos aqueles municípios onde as secretarias municipais de saúde manifestaram a intenção de trabalhar com a questão.

 

Programação dos cursos nos municípios da região

 

● Curso Básico de Plantas Medicinais
Maripá (13 e 14/03), Nova Santa Rosa (15 e 16/03), Quatro Pontes (20 e 21/03) e Pato Bragado (22 e 23/03). Em abril: São José das Palmeiras (10 e 11/04), Ouro Verde do Oeste (12 e 13/04), Foz do Iguaçu (18 e 19/04).
 

Público:

Programa Saúde da Família, agentes de saúde, pastorais da saúde, equipe municipal de saúde, monitores da Linha Ecológica, representantes das secretarias municipais de educação, agricultura e meio ambiente, ação social e pessoas com afinidades na área de plantas medicinais.
 

● Curso Prático para Merendeiras:
Nova Santa Rosa e Quatro Pontes (dias 10 e 11/04) e Maripá (12 e 13/04).

 

Público:

Merendeiras do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais