Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu recebe mais de 53 mil turistas em setembro, com alta de 6,9%
Tamanho da letra
03/10/2019

O Turismo de Itaipu registrou uma alta de 6,91% nas visitações na margem brasileira da usina, em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 53.587 visitas, no último mês, ante 50.124 contabilizadas em 2018.


Iluminação da Barragem, um dos passeios do circuito. Foto: Árvore Filmes/SkyTakes

No acumulado do ano, o aumento foi ainda maior, de 9,12%. De janeiro a setembro deste ano, a Itaipu recebeu 486.321 visitantes; no mesmo período de 2018, o número foi de 445.695 visitas.

O atrativo que registrou o maior aumento nas visitas em setembro foi o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), com alta de 52,59%. De acordo com o Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do setor, a presença de alunos de escolas públicas de Foz do Iguaçu, para participar da campanha para a escolha dos nomes das oncinhas-pintadas do Refúgio, impulsionou os números.

Já no acumulado de janeiro a setembro, o passeio com maior crescimento foi o Ecomuseu, com alta de 26,55 em relação a igual período de 2018.
Em números absolutos, a Visita Panorâmica continua a atrair o maior número de pessoas. Foram 32.941 visitantes em setembro (alta de 4,86%) e 300.319 no acumulado do ano, de janeiro a setembro (alta de 5,81%).

Os dados consideram apenas a visitação turística do lado brasileiro de Itaipu. O levantamento não inclui as visitas institucionais ou aquelas registradas no lado paraguaio da usina.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o bom desempenho do turismo de Itaipu demonstra que os investimentos no setor, especialmente em infraestrutura e qualidade no atendimento, têm dado resultado. Ele ressalta que o turismo é uma atividade importante para a economia da região, gerando emprego e renda. “A região tem vocação turística e a Itaipu contribui para fortalecer o setor.”