Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu, PTI e Oeste em Desenvolvimento avaliam parceria com a Universidade do Texas (EUA)
Tamanho da letra
26/01/2018
Representantes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e lideranças do programa Oeste em Desenvolvimento participam, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) de reuniões com dirigentes da Universidade do Texas (UT Austin), nos Estados Unidos. Na pauta, está a construção de uma parceria para fortalecer a formação de empreendedores em áreas onde a inovação é essencial. A UT é uma das âncoras de um amplo programa nesse campo, nos Estados Unidos, e sua expertise é internacionalmente reconhecida. 
 
 
“A Universidade do Texas já possui um estreito relacionamento com diversas instituições paranaenses, há pelo menos duas décadas, nos temas da inovação e gestão”, explica diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna. “E esse é um tema que interessa muito à Itaipu por estar alinhado com diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento da região Oeste do Paraná”, completa.
 
Uma dessas iniciativas é justamente o programa Oeste em Desenvolvimento, no qual a Itaipu e diversos parceiros, que também estão representados nesta missão aos EUA, trabalham juntos para promover o desenvolvimento da região. Entre as experiências compartilhadas pela Universidade do Texas está o programa Inovation Corps (I-Corps), financiado pela National Science Foundation (Fundação Nacional de Ciência, dos EUA), e que incentiva a criação de empresas inovadoras por meio de capacitação e fomento. 
 
Além de Vianna, participam da missão o diretor-superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig, o assessor de Energias Renováveis da Itaipu, Paulo Schmidt, o presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, dirigentes empresariais do Oeste em Desenvolvimento e dirigentes de universidades da região. Também o MEC se faz presente, com interesse na concretização dessa parceria, por meio da secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento.
 
Distributech
 
Paralelamente, os representantes da Itaipu e do PTI também estão participando do maior evento em tecnologias ligadas à distribuição e transmissão de energia dos Estados Unidos, a Distributech, que acontece em San Antonio, Texas, de 23 a 25 de janeiro. Trata-se de um tema que também interessa à binacional tanto por conta do projeto de modernização das unidades geradoras, como para o desenvolvimento dos projetos em novas fontes renováveis e de geração distribuída de energia (conceitos aplicados ao aproveitamento do biogás no setor agropecuário, por exemplo).