Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu patrocina grande mostra de cultura asiática no MON
Tamanho da letra
28/02/2018
O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza uma grande exposição com cerca de 200 peças da coleção de arte asiática - dentre as 3 mil doadas ao museu pelo embaixador Fausto Godoy - reunidas por ele ao longo de sua carreira diplomática. A solenidade de abertura será nesta quinta-feira (1º), às 19 horas, com a presença de diversas autoridades do estado, entre elas o diretor-geral brasileiro Luiz Fernando Vianna (a Itaipu é patrocinadora da exposição). “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” estará aberta ao público a partir no dia 2 de março, sexta, a partir das 10 horas. 
 
Com curadoria de Fausto Godoy e Teixeira Coelho, a exposição reúne peças raras e de forte conteúdo simbólico, provenientes de mais de 10 países, como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. Há peças como as cerâmicas do Vale do Indo, que podem chegar a 7 mil anos (V-II milênio A.C.), gravuras japonesas e indianas, o espírito protetor de jade (guardião de túmulo), do período neolítico chinês; além dos ornamentos e outras peças da Ásia Central, entre elas várias do planalto tibetano, que revelam o valor singular desta coleção. 
 
Coleção Asiática
 
O embaixador Fausto Godoy adquiriu esta coleção enquanto serviu em onze postos de trabalho na Ásia: Índia, China, Japão, Paquistão, Afeganistão, Vietnã, Taiwan, Iraque, Bangladesh, Cazaquistão e Myanmar.
 
A negociação sobre a doação do seu acervo ao museu iniciou-se há dois anos. Ao longo desse período o embaixador fez algumas visitas ao museu, para analisar, avaliar e se certificar das boas condições do espaço para abrigar uma coleção desse porte. Antes disso, instituições e colecionadores disputavam a coleção. Após criteriosa avaliação, ele decidiu-se pela doação ao Museu Oscar Niemeyer.
 
Este acervo alinhou-se à nova linha curatorial proposta pelo conselho cultural do MON, com ênfase na arte asiática, africana e latino-americana, em consonância com os grandes museus do mundo, tornando-o distinto da tendência eurocêntrica que domina a cultura ocidental.
 
Com esta doação, o MON passa a ter em seu acervo cerca de 7 mil obras, além de uma das coleções asiáticas mais significativas do Brasil e da América do Sul. 
 
Serviço:
 
Exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
A partir do dia 2 de março de 2018
Longa duração
Sala 5
 
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
41 3350 4400
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Quarta Gratuita, das 10h às 18h
Retirada de ingressos: até 17h30