Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu lança curso de fitoterapia para profissionais da sáude
Tamanho da letra
18/05/2006

Hoje (sexta-feira, 19), às 14h, no Refúgio Biológico Bela Vista, o Projeto Plantas Medicinais da Itaipu, do Programa Cultivando Água Boa, lança o curso “Fitoterapia - Tradição e Ciência”, dirigido a médicos, farmacêuticos, enfermeiras, nutricionistas e odontólogos. O projeto é uma parceria com o Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM). 

 

O diretor-geral brasileiro Jorge Samek, e de Coordenação, Nelton Friedrich, e autoridades de saúde do municípios da Bacia do Paraná 3, participam da solenidade. No evento de abertura, o Dr. Roberto Boohrem, do IBPM, falará sobre a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos. Ele também é um dos professores do curso.

 

Os participantes serão capacitados para manipular e prescrever plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, em 80h/aula teóricas e práticas. A etapa teórica será realizada no Colégio Anglo Americano, em Foz do Iguaçu.

 

Atuação

 

O projeto Plantas Medicinais foi criado em 2003, e já atua em 29 municípios da região, capacitando inúmeros segmentos da sociedade. Até agora, foram capacitados 1.092 agentes municipais de saúde, no “Curso Básico de Educação e Saúde Popular em Plantas Medicinais”; 479 Merendeiras de escolas municipais, durante o “Curso Básico em Alimentação e Saúde” e outros 65 profissionais de saúde. Parte deles em nível de aperfeiçoamento e outra parte em nível de especialização, promovida pela Unipar – Universidade Paranaense, de Toledo, uma das 21 instituições parceiras do projeto.

 

Hortos municipais

 

Além da capacitação, o projeto também incentiva a formação de hortos municipais, através da doação de mudas e apoio técnico. Desde o início do projeto, já foram doadas mais de 23 mil mudas a 25 escolas da Bacia do Paraná III.

 

Serviço:

Mais informações:

Jair Kotz, gestor do Projeto Plantas Medicinais da Itaipu: 3520-6407 / 9115-4534.

Altevir Zardinello, técnico do mesmo projeto: 3520-5621.