Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu inicia processo de modernização das pontes rolantes e pórticos
Tamanho da letra
20/02/2019

O sistema de movimentação de cargas da usina de Itaipu, composto por pontes rolantes e pórticos, vai passar por um processo de modernização completo, com a troca de componentes eletroeletrônicos e melhoria nas condições de segurança. O trabalho começou na última semana em duas pontes do Edifício de Descarga da margem paraguaia (EDD). No total, 24 equipamentos serão atualizados e a previsão é que tudo esteja concluído em junho de 2021.


Crédito: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

O engenheiro Júlio Gonçalves, da Divisão de Manutenção Eletrônica, explicou que o sistema atual é da época da construção da usina e há dificuldade de encontrar peças de reposição. Também falta padronização de tecnologia porque os equipamentos atuais provêm de sete fornecedores diferentes.

Segundo ele, a mudança tem o objetivo de trazer maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. “O sistema atual ainda funciona bem, mas alguns componentes estão obsoletos. O Laboratório de Manutenção, por exemplo, nos dá um apoio muito forte na recuperação dos cartões eletrônicos, mas alguns não têm mais conserto e não estão disponíveis no mercado há anos. Por isso, a modernização é necessária.”

A modernização implicará na remoção de todos os itens elétricos e eletrônicos das pontes e pórticos – como transformadores, motores, fontes, painéis, cabos de alimentação, sistemas de freio e de regulação de velocidade, iluminação etc. Sobrará apenas o “esqueleto” (estrutura mecânica) dos equipamentos, para receber os novos componentes.

As condições de segurança e de conforto também serão melhoradas, com a instalação de guarda-corpos, novos pontos de fixação de cintos de segurança e substituição das cabines de comando, que serão climatizadas.


Crédito: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

Nos pórticos, por exemplo, a sala elétrica (onde estão os painéis) está localizada no topo da estrutura, a 23 metros de altura, e as equipes de manutenção precisam subir uma escada do tipo marinheiro, para chegar ao local. “Imagine a dificuldade. Então vamos construir uma nova sala na parte inferior do pórtico”, disse. Outra melhoria será no sistema de ancoragem dos pórticos, que hoje é manual e será motorizado.

O engenheiro lembrou ainda que as pontes rolantes foram utilizadas intensamente na montagem da usina e hoje são fundamentais para a manutenção – para levantar componentes e equipamentos de elevado peso, como as tampas dos geradores, por exemplo. As pontes também serão importantes no processo de modernização tecnológica da usina e, por isso, a área de manutenção antecipou a modernização.

Quando começou

O processo de modernização dos equipamentos começou em 2013, com estudos de mercado para conhecer quais empresas poderiam fornecer o serviço e qual seria o custo. Muitas empresas fizeram visitas técnicas à usina e apresentaram sugestões técnicas para a modernização.

A fase seguinte foi de especificação técnica, trabalho que teve o apoio de várias áreas da Diretoria Técnica, como as superintendências de Engenharia e de Obras. “A especificação é uma fase muito importante, porque você não pode deixar nenhum serviço de fora”, comentou Júlio.

O processo de contratação foi concluído no ano passado, com a participação de quatro consórcios, todos formados por empresas brasileiras e paraguaias. O contrato com o consórcio vencedor foi assinado em agosto.

Onde estão

Dos 24 equipamentos que serão modernizados, 16 são pontes rolantes e 8 são pórticos. As 16 pontes rolantes estão localizadas na Casa de Força, sendo 8 na galeria dos geradores, 2 na área de descarga da margem paraguaia; 2 na área de descarga da margem brasileira; 2 na galeria dos transformadores; e 2 na subestação isolada a gás (GIS). A menor delas tem capacidade para levantar 10 toneladas; a maior, 1.000 toneladas.


Crédito: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

Durante a montagem das unidades geradoras e na recuperação da unidade 06, que ocorreu de setembro de 2010 a março de 2012, duas pontes com capacidade de 1.000 toneladas trabalharam acopladas e de forma conjunta, como se fosse um único equipamento, para movimentar o rotor, a peça mais pesada da unidade geradora, com 1.760 toneladas.

Já em relação aos pórticos, cinco são utilizados para colocar e retirar os stop-logs (comportas de manutenção) durante as paradas de máquinas. Dois estão instalados na tomada d’agua (cota 225) e três a jusante da barragem, na cota 144. Outro pórtico está localizado no vertedouro e é utilizado para colocar os stop-logs para manutenção das comportas hidráulicas dos vertedouros.

Além desses, existem outros dois pórticos, também localizados na tomada d’agua, denominados “limpa-grades” – que são utilizados para limpeza das grades que ficam na entrada dos condutos das unidades geradoras.