Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu fecha 2019 com obras aceleradas em duas frentes de trabalho na região da Vila A
Tamanho da letra
13/12/2019

A Itaipu vai terminar 2019 com o cronograma acelerado em várias obras de melhorias em Foz do Iguaçu. Além do investimento em projetos grandes como a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação do Aeroporto Internacional Cataratas, a binacional investe forte na região da Vila A. Entre eles, se destacam a revitalização da área florestal onde passa o Arroio Jupira e as melhorias na Avenida Tancredo Neves, trabalho que deve ser concluído em 2021.


Instalação de ponte metálica na Av. Tancredo Neves. Foto: Sara Cheida.

“São todas iniciativas que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Foz e região. Uma cidade turística mais bonita é boa para os seus moradores e para quem a visita”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Em relação à revitalização da área florestal, na entrada da Vila A, as obras já começaram a ser expandidas, após a emissão da licença ambiental do último trecho ainda pendente, em novembro. O projeto, que prevê a construção de uma ciclovia no entorno da área verde, é financiado pela Itaipu Binacional e está em andamento desde dezembro de 2018.

Segundo o gerente da Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu, Jorge Guilherme de Castilha Alves, os serviços estão atualmente em execução nas intermediações das avenidas Araucária e Garibaldi e da BR-277. Nos próximos dias, essa frente será levada para as margens da Avenida Paraná. A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2020.

Já na BR-277, o cercamento já está em conclusão e começa a etapa de confecção de meio-fio, preparo de base e lançamento de paver. Na Avenida Garibaldi, estão sendo confeccionados drenos e bacia de contenção para captação de água; também há equipes trabalhando no assentamento de paver e preparo da base da ciclovia.

Na Avenida Araucária, estão sendo instalados gabiões para contenção de taludes, limpeza da vegetação e remoção de árvores autorizadas. Também está sendo desenvolvido um estudo do traçado e marcação do trecho para limpeza e supressão vegetal na Avenida Paraná.

O serviço inclui a construção de calçadas, ciclovia, drenagens, espaço para prática de caminhadas e iluminação complementar entre as avenidas Araucária, Garibaldi, Paraná e a BR-277, totalizando 4.800 metros de extensão. O contrato de R$ 8,4 milhões é financiado pela Itaipu e tem um prazo de execução de 24 meses. A construtora responsável é a Meta Soluções Industriais, com sede em Cascavel.

O novo calçamento vai contornar a área florestal que está entre as avenidas Paraná, Araucária e Garibaldi, na Vila A, e a marginal da BR-277. A região já é ocupada por imóveis como o CTG-Charrua, um centro espírita e o Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira. Os 7 km da trilha do Vietnã, conhecida pelos praticantes de mountain bike, também passam pelo local.

Além do calçamento em paver e da ciclovia, o projeto prevê toda a iluminação e sinalização do trajeto. No cruzamento das avenidas Garibaldi e Araucária estão previstas uma quadra poliesportiva e uma guarita de vigilância, além da manutenção de serviços diversos e de limpeza. Na próxima etapa, serão construídos quiosques e feito o paisagismo.

Tancredo Neves

Outra obra da Itaipu que segue de forma acelerada é a dos serviços de execução de manutenção e melhoria na Av. Tancredo Neves. O projeto inclui a construção de rede de drenagem, calçadas e ciclovia com iluminação, além de uma ponte específica para pedestres e ciclistas sobre o rio Almada. Os serviços estão em execução nas intermediações do bairro Porto Belo, com previsão de conclusão em fevereiro de 2021.

A obra na avenida que dá acesso à Itaipu teve início em junho de 2019. A ponte metálica sobre o rio Almada, instalada em novembro, está em fase acabamento e pintura. A obra segue no trecho que vai do rio Almada até o trevo da Av. Tarquínio Joslim dos Santos, pela face oeste. No momento, está sendo dada ênfase na instalação de drenagem, preparo de solo e confecção de meio-fio. Nas áreas já preparadas, começaram a instalação de calçadas em paver e preparo da iluminação.

A terceira fase da ciclovia, entre a ponte do Rio Almada e o viaduto da BR-277, está em fase de planejamento e orçamentação e será posteriormente apresentada à diretoria da empresa para aprovação.