Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu estuda a possibilidade de criar escritório conjunto com a ONU para promover ODS
Tamanho da letra
06/07/2017

Diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional, reunidos nesta quinta-feira (6) em Curitiba, discutiram a possibilidade de criar um escritório conjunto com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Undesa). O assunto foi tratado na 1.003ª Reunião de Diretoria Executiva (RDE) da Itaipu, promovida no Chapéu do Pensador, na capital paranaense.


Clique na imagem para baixar arquivo em alta. Crédito: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

A criação do escritório daria prosseguimento ao compromisso assumido pela empresa com a Undesa, no último mês de abril, em Nova York. Na ocasião, os diretores-gerais da Itaipu, Luiz Fernando Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai) firmaram um acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UNDESA, Juwang Zhu, voltado ao compartilhamento de boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, que tratam de água e energia.

“A Itaipu é um exemplo de empreendimento binacional que deu certo. Uma empresa que gera energia limpa e renovável, com responsabilidade socioambiental e com uma série de iniciativas que são referência”, afirmou Vianna.

Os detalhes sobre o funcionamento do escritório binacional, que deverá ser instalado na área da própria usina, ainda serão definidos. Entre os dias 17 e 19 de julho, a Itaipu participará de um fórum da ONU em Nova York voltado a lideranças empresariais. O objetivo é discutir estratégias de promoção dos ODS e da Agenda 2030, que contém uma série de metas globais para redução da pobreza e dos desequilíbrios ambientais, e para a promoção da sustentabilidade nos mais diversos campos.

Compliance

Além do acordo com a Undesa, a 1.003ª RDE da Itaipu também teve como tema a criação de um programa de compliance binacional. O programa terá coordenadores em cada margem da usina. Também será criado um Código de Conduta e Ética, mais amplo e detalhado do que o atual Código de Ética da empresa. “O programa de compliance tem como objetivo tornar nossas ações mais transparentes e em conformidade com as normas e o Tratado que regem a Itaipu”, completou Vianna.

As RDEs são encontros quinzenais das diretorias brasileira e paraguaia da Itaipu, normalmente realizados no Edifício da Produção, localizado no ponto central da barragem, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A última vez que foi realizada em Curitiba foi há 16 anos, em abril de 2001, além de duas outras oportunidades em 1996.

“Estamos muito contentes por estarmos aqui. Os temas tratados na reunião foram muito bem encaminhados”, afirmou o diretor-geral paraguaio James Spalding. “A Itaipu, apesar de ser binacional, é uma empresa só e temos tido uma sinergia muito grande entre as diretorias brasileira e paraguaia”, acrescentou.

Após a reunião, os diretores participaram de um almoço com o governador do Paraná, Beto Richa, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter, entre outras autoridades.

“Tenho acompanhado de perto a história de conquistas da Itaipu e a grande contribuição dessa empresa ao Paraguai e ao Brasil, e especialmente ao Paraná, que tem o privilégio de abrigar essa hidrelétrica em seu território. É uma contribuição que se dá não apenas com a produção de energia, mas também com a geração de emprego e renda, e respeito ao meio ambiente. Tenho certeza de que Itaipu continuará dando grandes contribuições”, afirmou o governador Beto Richa.

O prefeito Rafael Greca, dirigindo-se especialmente aos diretores paraguaios, ressaltou os laços históricos entre o estado do Paraná e o Paraguai, especialmente pelo vínculo do território dos guaranis, as missões jesuíticas e a missão do explorador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que percorreu a extensão do Rio Iguaçu, descobriu as Cataratas e seguiu até Assunção.

Após o almoço, Greca recebeu os diretores para um brinde de chá mate, na Torre da Telepar. Encerrando a programação em Curitiba, os diretores da Itaipu visitaram o Museu Oscar Niemeyer.