Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Investimentos de Itaipu e prefeitura ampliam capacidade da coleta seletiva de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
07/06/2018

A capacidade de processamento do lixo reciclável feito pela Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi) será multiplicada por seis nos próximos três anos. A meta consta de convênio assinado entre Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal e que prevê, entre outros investimentos, a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para oito dos nove centros de triagem da entidade.


Observado por Cleuza Cordeiro, o prefeito Chico Brasileiro assina acordo com a Coaafi.

Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira (6) durante o lançamento do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Recicláveis, no centro de triagem da Vila C. A atividade ocorreu como parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira (5).

O total dos investimentos previstos por Itaipu e prefeitura será de quase R$ 7,8 milhões – sendo mais de 80% da binacional. Os barracões passarão a se chamar Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e vão receber reforma e ampliação na estrutura física, melhorias na rede elétrica e conforto térmico.

Os prédios também ganharão um anexo para funcionar como sede administrativa, com escritório, refeitório, banheiros e vestiários. Os tamanhos dos anexos vão variar entre 70 e 80 metros quadrados.


Hélio Cury, de Itaipu: convênio fortalece relação da empresa com os catadores da cidade.

Itaipu ainda vai complementar o apoio previsto pelo Instituto das Águas do Paraná, do governo estadual, com a entrega de maquinários para a separação dos resíduos e caminhão. Os centros que não forem contemplados com investimentos do Estado receberão os equipamentos da binacional.

 “Para nós, esse é um dia muito especial. Porque fortalece uma relação muito forte que Itaipu tem com os catadores de Foz do Iguaçu”, afirmou Hélio Pereira Cury Filho, da Diretoria de Coordenação de Itaipu Binacional.


Cleuza Cordeiro, presidente da Coaafi: sonho que começa a se tornar realidade.

O prefeito de foz, Chico Brasileiro, disse que a coleta seletiva é uma das prioridades do município e destacou “o comprometimento e a paixão de Itaipu por fazer as coisas pela cidade”. “Diria que é muito difícil fazer algo sozinho. E essa parceria com Itaipu representa essa união por Foz do Iguaçu.”

A presidente da Coaafi, Cleuza Cordeiro, declarou que os investimentos anunciados pela Itaipu e a parceria com a prefeitura são um sonho que os catadores de Foz do Iguaçu têm há muito tempo – e que só agora começa a se tornar realidade. “Vai melhorar a renda, as condições e a segurança de trabalho e, principalmente, a qualidade de vida do catador.”


Centro de triagem ganha um novo nome: Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR)

O coordenador do Programa Coleta Solidária de Itaipu, Lorivan Webber, explicou que o volume de material processado atualmente pela Coaafi é de aproximadamente 120 toneladas por mês, que representam 6% de todo o material reciclável de Foz; o plano de negócios elaborado pela Itaipu estima que esse número pode alcançar 760 toneladas, ou seja, 40%. Estão incluídos nesse grupo resíduos como papel, papelão, plásticos (como garrafas pet), alumínio, vidros, entre outros.