Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
IHA anuncia participação da Itaipu no próximo congresso mundial de hidroeletricidade
Tamanho da letra
31/01/2019

A Associação Internacional de Hidroeletricidade (International Hydropower Association-IHA) anunciou em seu web site nesta quarta-feira (30) que a Itaipu Binacional será uma das instituições parceiras na realização do Congresso Mundial de Hidroeletricidade 2019, em Paris, de 14 a 16 de maio.

No comunicado em Inglês (link), a IHA chama a atenção para a importância da usina no suprimento de energia ao Brasil e ao Paraguai. Com produção anual, em média, acima dos 90 milhões de Megawatts-hora (MWh), a empresa evita a emissão de 38 milhões de toneladas de CO2 equivalente, caso a mesma quantidade de eletricidade fosse suprida por térmicas a gás natural.

Além de apresentar os principais números referentes à geração de energia, a IHA também destaca as ações de sustentabilidade da binacional, que motivaram a parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia, com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA). A IHA também participa do comitê gestor dessa iniciativa. E as boas práticas que Itaipu compartilha por meio dessa parceria também estarão presentes na programação do congresso.

Para Richard Taylor, principal executivo da IHA, a Itaipu “é uma liderança mundial no setor hidroelétrico, com uma extraordinária contribuição à mitigação das emissões de carbono por meio do emprego de energia renovável, desde o início da geração”. “De fato, o Congresso Mundial de Hidroeletricidade irá coincidir com o 35º aniversário de operação da Itaipu”, acrescentou.

O congresso é organizado pela IHA e promovido em parceria com a Unesco. Terá como foco o papel da hidroeletricidade no cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A expectativa é reunir cerca de mil representantes de empresas, governos, academia e sociedade civil.