Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Iguaçuenses participam em Buenos Aires do III Mercofito
Tamanho da letra
13/06/2007

Um ônibus com 42 passageiros, brasileiros e paraguaios, partiu hoje, quarta-feira, de Foz do Iguaçu rumo a Buenos Aires, Argentina. A delegação, formada por brasileiros e paraguaios que atuam no setor de fitoterápicos do Programa Cultivando Água, mantido pela Itaipu Binacional, vai participar do III Mercofito. O Mercofito é um misto de feira e congresso sobre plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do Mercosul.

 

O evento, que será realizado nesta quinta e sexta-feiras na Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires, reunirá representantes e profissionais da maioria dos países da América Latina, especialmente dos que integram o Mercosul.  É promovido pela Comissão de Saúde e Esporte do Senado, pela Comissão de Ação Social e Saúde Pública da Câmara dos Deputados da Argentina e também pela Associação Argentina de Fitomedicina. 

 

Objetivos

 

Os principais objetivos do Mercofito incluem, entre outros:

• levar a debate os aspectos relacionados ao uso de  fitomedicamentos nos sistemas de saúde;

• desenvolvimento de pólos produtivos regionais pela incorporação de cultivos de plantas medicinais;

• criar uma Farmacopéia do Mercosul;

• conscientizar a população sobre o uso racional deste recurso. 

 

Propostas

 

As propostas em debate no Mercofito incluem:

• Elaboração de uma Farmacopéia Herbária do Mercosul, que permita o resgate do conhecimento tradicional dos povos originários do continente, somado ao aporte do conhecimento científico.

• Incorporação do ensino da fitoterapia nas disciplinas obrigatórias de graduação e pós-graduação nas carreiras universitárias da área da saúde, assim como seu ensino dentro dos planos de formação entre os agentes de atenção primária à saúde.

• Criação da Rede Mercofito, uma rede de cooperação técnico-científica integrada por governos, universidades, laboratórios nacionais, associações profissionais, fundações e empresas com compromisso social pertencentes ao Mercosul. O objetivo será priorizar a cadeia produtiva e o desenvolvimento socioeconômico regional mediante o cultivo de plantas medicinais e elaboração de medicamentos fitoterápicos.