Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Idosos do Lar dos Velhinhos de Foz visitam a Itaipu Binacional
Tamanho da letra
29/07/2019

Os olhos emocionados e impressionados com a grandeza ao olhar pela primeira vez a barragem da Itaipu são os mesmos de 44 anos atrás, quando Júlia Maria da Silva via aquela imensidão de operários durante a construção da usina. Na década de 1970, ela trabalhou em uma das cantinas que serviam as refeições para os barrageiros e ainda guarda na memória algumas lembranças daquela época.


Hora do passeio: dia especial para turma do Lar. Fotos: Sara Cheida.

“Às 5h da manhã eu já estava com o café pronto para servir. Já levantava com as panelas nas mãos”, brinca. “Trabalhei por três anos na cantina do seu Emílio e da dona Maria. Chegava a fazer oito vezes toda aquela panelada de comida. Era muita gente todos os dias”, relembra a ex-cozinheira. Ela fez parte de um grupo de 20 idosos de um total de 58 moradores do Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu que visitaram a usina na quinta-feira (25). Eles vieram à Itaipu acompanhados pela equipe técnica, cuidadores e voluntários para fazer o passeio Itaipu Panorâmica. O acompanhamento foi da CSRP.GB.

Porém, quis o destino que dona Júlia viesse conhecer a obra que ela ajudou a construir apenas em 2019, aos 70 anos. “Meu coração ficou cheio de alegria vendo toda essa natureza, toda essa usina que é muito grande. Eu fiquei muito feliz. Se deixassem, eu moraria aqui”, afirmou.


Dona Júlia serviu refeições na construção da usina.

Ao contrário da colega, seu Abílio Pereira, 70, conhece um pouco melhor a usina. “Já visitei a Itaipu sete vezes”, contou, orgulhoso. Mas, ainda sim, continua achando tudo um espetáculo.  “Moro em Foz há 15 anos e sempre que surge oportunidade, eu visito a usina. Eu fico impressionado com o vertedouro. É impossível esquecer.”

A usina binacional, fruto da integração entre os dois países, fez o senhor Luciano Benítez sentir-se ainda mais especial. O paraguaio de 77 anos mora no Brasil desde os anos de 1980, e, para ele, é como se a história da Itaipu fosse também a sua história. “Eu me sinto muito orgulhoso vendo que a usina faz parte de dois países que amo. O lugar é muito alegre, tudo é muito bem cuidado e a natureza é maravilhosa”. 


Luciano e Daniel de Souza dão exemplo de integração.

Passeios especiais

O presidente do Lar dos Velhinhos, Maicon Schneider, conta que o objetivo da equipe é proporcionar cada vez mais passeios aos idosos, para que eles conheçam mais sobre a cidade e sintam-se ainda mais acolhidos.

“Esses passeios são extremamente importantes para os idosos. Não queremos que eles fiquem apenas na casa, mas que aproveitem a cidade onde vivem”, ressalta. “Queremos que isso se torne uma rotina, com um calendário mensal de passeio”. 

Maicon também pontua a importância que essas saídas têm para a autoestima e a alegria dos velhinhos. “Eles gostam muito de contar histórias, então quando conhecem algo novo, acabam falando disso por semanas e com uma alegria incomparável”.


Não dá para sair de Itaipu sem tirar uma selfie!

Como ajudar a instituição?

Quem desejar ouvir essas histórias sobre o passeio e conhecer os idosos, será muito bem-vindo, afirma o presidente do Lar dos Velhinhos. Além da visita, também é possível ajudar a instituição com produtos necessários para o dia a dia. “Toda a ajuda é importante para nós. Atualmente, precisamos muito de fraldas, pois fazemos 80 trocas por dia. Os idosos também precisam de um suplemente alimentar diário, o Nutren. Produtos como carne e leite também são essenciais”, solicita Maicon.

Para fazer as doações, você pode entrar em contato com a instituição pelos telefones 45 99978-5225 (Maicon Schneider) ou 3527-4014. O Lar dos Velhinhos fica na Av. General Meira, 2100 - Parque Ouro Verde.