Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde será replicado na área de influência de Yacyretá
Tamanho da letra
17/04/2018
O modelo de atuação do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde), coordenado pela Itaipu Binacional na tríplice fronteira, será replicado na área de influência da hidrelétrica binacional de Yacyretá, localizada entre Argentina e Paraguai.
 
 
O anúncio foi feito nesta terça-feira (17), durante a 162ª Reunião Ordinária do GT em Posadas, capital do Departamento de Misiones, na Argentina. Yaciretá fica na região de Encarnación (Paraguai) e de Posadas (Argentina), a cerca de 300 km de Foz do Iguaçu.
 
A reunião foi o primeiro compromisso externo do novo diretor-geral da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, desde sua nomeação na última sexta-feira (13). Stamm esteve à frente do GT Itaipu-Saúde pelo lado brasileiro da empresa durante pouco mais de um ano, quando ocupou a Diretoria Financeira Executiva da empresa.
 
“Este é um momento muito importante, pois mostra um trabalho que é realizado com muita dedicação sendo reconhecido e disseminado. A saúde nos une, como indivíduos e como países, e isso só pode trazer benefícios a todos”, disse o diretor-geral. “Poder intermediar essa atuação que salva vidas e traz saúde a tantas pessoas é um privilégio para a Itaipu.”
 
Autoridades de órgãos de saúde da Argentina e do Paraguai compareceram à reunião e deixaram clara a intenção de trabalhar pela rápida implantação da iniciativa.
 
Itaipu ofereceu todo o apoio para a implantação do “Grupo de Trabalho de Saúde Yacyretá”. “O trabalho desenvolvido pela Itaipu foi a inspiração para essa ideia, que cresceu e hoje já é uma proposta em andamento. Será desenvolvida uma plataforma de trabalho nos moldes do grupo da Itaipu, e que poderá melhorar os dois lados da fronteira”, disse Cesar Cabral, diretor técnico de Organismos Multilaterais e Intergovernamentais do Ministério da Saúde do Paraguai.
 
“A Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde estão observando o trabalho que é feito no GT Itaipu-Saúde e sabemos que há intenção de replicar o modelo internacionalmente”, disse Luiz Paulo Johansson, assessor da Diretoria Financeira Executiva da Itaipu. “Esta não é a obra de um governo ou de uma pessoa, é uma obra coletiva. Todos aqui trabalham pelo GT de forma espontânea e voluntária, e ter um reconhecimento como esse é um verdadeiro presente.”
 
Entre os participantes do encontro estavam o ministro da Saúde da Província de Misiones, Adrián Saldías; Carlos Morínigo, ministro da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai; Rafael Franca, representando o Ministério da Saúde do Brasil; Miguel Ángel Gómez Acosta, diretor financeiro da Itaipu e coordenador do GT pelo Paraguai; Maria Stela Gimenez, coordenadora geral de programas de Responsabilidade Socioambiental de Yacyretá pelo Paraguai; Gustavo Actis, representando o diretor de Yacyretá pela Argentina; Claudia Campias, assessora de gabinete do Ministério da Saúde de Corrientes; Oscar Herrera Ahuad, vice-governador da província de Misiones; e Walter Miguel Villalba, ministro da Saúde da Província de Misiones.  
 
Além da reunião, foi realizado um jantar de confraternização, na noite de segunda-feira (16), no qual foi homenageada a diretora Programas Comunitários do Ministério da Saúde de Misiones, Dora Saldías, uma das pioneiras do GT. Ela recebeu um presente do diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm.
 
Trabalho Coletivo
 
A atuação do GT Itaipu-Saúde inclui intervenções em situações de emergência, fortalecimento de políticas públicas, apoio a ações e eventos. Dez comissões técnicas coordenam diversos projetos em diferentes áreas de interesse.  
 
A qualificação de profissionais também é um ponto de destaque. Desde a criação do GT, em 2003, mais de 15 mil profissionais da saúde do Brasil, Paraguai e Argentina já participaram dos treinamentos apoiados pela iniciativa.
 
“O trabalho que fazemos salva vidas. As fronteiras entre países podem tornar muitos processos burocráticos, principalmente no que se refere à saúde, mas a nossa intervenção facilita a atuação dos profissionais e aproxima os problemas das soluções”, explica Luciana Sartori, gerente brasileira do GT Itaipu-Saúde.