Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Gênero e poesia se unem na abertura de “Poeta Alice” e “Meu Coração de Polaco Voltou”
Tamanho da letra
10/03/2017
 
Música, poesia e valorização feminina marcaram a abertura das duas novas exposições do Ecomuseu, Poeta Alice, de Alice Ruiz, e Meu Coração de Polaco Voltou, de Paulo Leminski, na noite desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em Foz do Iguaçu (PR). Ambas ficarão em cartaz até 30 de setembro. Compareceram diretores de Itaipu, autoridades, professores, artistas e amantes da poesia.
 
 
Após uma rápida solenidade de abertura, o público foi convidado a visitar as mostras e a assistir ao pocket show de Estrela Leminski (filha de Alice Ruiz e Paulo Leminski) e Téo Ruiz.
 
Poeta Alice, de Alice Ruiz, chama a atenção sobre a importância do empoderamento feminino. Fã da artista desde os tempos da adolescência, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, destacou que, independentemente de ser mulher, Alice conquistou, pelos seus méritos, um lugar de destaque nas letras brasileiras nas últimas décadas, inclusive ganhando dois prêmios Jabuti, “o Oscar da literatura brasileira”, nas palavras do DGB. "Alice está recebendo o reconhecimento justo e merecido", disse.
 
“Creio que é legítimo aproveitarmos a data de hoje para, estimulados pela sua independência e sucesso profissional, reafirmar o nosso compromisso com uma sociedade que abraça a equidade de gênero como valor fundamental”, ressaltou Samek. “Há ainda muito por fazer. Com poesia, podemos ir mais longe.”
 
Alice Ruiz disse esperar que continuem homenageando o trabalho de outras mulheres produtivas. “E vivas. O normal é [a homenagem] ocorrer depois do fim de sua obra e não enquanto ainda está produzindo.”
 
De Foz para o mundo
 
A curadora das exposições é Aurea Ruiz, também filha do casal Alice e Leminski. Tanto para ela quanto para a própria artista, o Ecomuseu pode ser um passaporte para o mundo. De acordo com a dupla, Poeta Alice deverá repetir a rota de Múltiplo Leminski, que passou pelo museu da Itaipu em 2013, fazendo sucesso retumbante. “A obra de Leminski só tinha sido exposta em Curitiba, mas depois do Ecomuseu não parou mais. Está em sua oitava cidade. Acredito que o mesmo acontecerá com Poeta Alice”, afirmou Aurea. “A mágica começa por Foz.”
 
Melhor forma
 
Poeta Alice é dividida em quatro partes: feminismo, música, poesia e haikai. Uma retrospectiva da carreira de Alice que, aos 71 anos, disse estar em sua melhor forma. “A insatisfação e a paixão pela poesia é o que me mantêm ativa. Tenho juventude acumulada. A paixão pelo novo faz com que a gente não envelheça.”
 
As obras apresentam três expressões artísticas que, na visão da autora, constituem gêneros literários bastante distintos e independentes: o haikai, a poesia ocidental em papel e as letras de músicas, muitas das quais resultaram em parcerias com diversos artistas.
 
Coração de polaco
 
Foi aberta também a exposição Meu Coração de Polaco Voltou, que revela as origens e as influências polonesas na obra de Paulo Leminski. A mostra marca o retorno da obra do curitibano ao Ecomuseu, onde bateu todos os recordes de visitação, em 2013, com Múltiplo Leminski.
 
Em Meu Coração de Polaco Voltou os assuntos são divididos por temas. A mostra é composta por painéis, com cerca de 40 peças originais: fotos do acervo particular, livros e documentos do artista. Também será exibido o documentário Vida e Sangue de Polaco, do premiado diretor Sylvio Back, no qual Paulo Leminski faz um depoimento sobre sua descendência polonesa. “Múltiplo Leminski mostrava as suas várias facetas. Agora, o enfoque é a sua origem”, disse Aurea.
 
Para Samek, receber a mostra no Ecomuseu é uma forma de homenagear os milhares de descendentes de poloneses que ajudaram a transformar o Oeste do Paraná em uma região próspera. “Leminski volta a Foz com seu coração de polaco. O meu nunca saiu daqui. Como neto de imigrantes poloneses, me sinto profundamente tocado pelos versos que emprestam o título a esta exposição”.