Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Fundação PTI lança edital para seleção de empresas
Tamanho da letra
28/06/2006

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu lançou esta semana o edital para seleção de empresas que têm interesse em se instalar na Incubadora Empresarial Tecnológica Santos Dumont, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A seleção será realizada através de avaliação do Plano de Negócios encaminhado pelos interessados. O edital, bem a Ficha de Inscrição, Formulário de Apresentação de Plano de Negócios e outras informações sobre o processo, estão disponíveis para consulta no site do PTI (www.pti.org.br/iesd).

 

O processo seletivo da Incubadora Empresarial Tecnológica Santos Dumont tem por objetivo estimular a criação de novos negócios e o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica, que são aquelas com aptidão para desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores nos quais as tecnologias representem alto valor agregado. Segundo o gerente da Incubadora, Luis Antônio Rolim de Moura, o interesse é por empresas que desenvolvam produtos ou negócios voltados às áreas de energia elétrica, água e sistemas de informática baseados em Software Livre.

 

Para o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, a abertura do edital para seleção de empresas é um marco histórico para a região. “O edital é o início de um processo permanente de atração de idéias e projetos inovadores que poderão se tornar negócios, atraindo investimentos e contribuindo com a geração de empregos e desenvolvimento sustentável da região”, declarou Sotuyo.

 

Benefícios

 

Inaugurada em outubro de 2004, nas dependências do PTI, a Incubadora Empresarial Tecnológica Santos Dumont tem como objetivo dar suporte a novos empreendimentos, estimulando e apoiando a sua criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico. Através do apoio às empresas, a incubadora tem permitido que jovens empreendedores desenvolvam seus negócios.

 

Durante o período de incubação, que varia de dois a quatro anos, as empresas têm à disposição toda a infra-estrutura física disponível na incubadora e alguns serviços de suporte básico, como recepção, limpeza e manutenção, segurança externa, endereço postal e fornecimento de energia elétrica para uso administrativo. 

 

As empresas também são beneficiadas por serviços complementares, como apoio na participação de seminários, cursos de orientação empresarial e em eventos de negócios; consultoria e assessoria especializada e apoio administrativo. Segundo Rolim, estes serviços são de extrema importância para o desenvolvimento e consolidação das empresas.

 

Seleção

 

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, empresas brasileiras ou estrangeiras que atendam às áreas de interesse especificadas no edital. Os interessados têm até o dia 10 de agosto para entregar a ficha de inscrição, Plano de Negócios, documentação solicitada e cadastro do empreendedor. No dia 17 de julho será realizada uma audiência para esclarecimentos de dúvidas. O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de agosto.

 

A avaliação e seleção das propostas de Planos de Negócios se dará com base nos seguintes critérios: potencial de interação com as atividades desenvolvidas no âmbito do PTI; atendimento às áreas de interesse especificadas no edital; viabilidade técnica, econômica e potencial mercadológico; conteúdo tecnológico e inovador dos produtos, processos e serviços a serem ofertados; potencial de impacto no desenvolvimento econômico da região de influência e atuação do PTI; capacidade empresarial dos interessados e da equipe técnica; e processo e ciclo de produção ambientalmente responsável e realizado com critérios e bases sustentáveis.