Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Formando Cidadãos
Tamanho da letra
08/12/2006

Programa Rede Cidadã comemora a alfabetização de mais de 2 mil alunos em confraternização amanhã, no Centro de Convivência Darcy Zanatta.

 

Fechando o ano em grande estilo, o programa Rede Cidadã, desenvolvido por vários parceiros, entre eles a Itaipu Binacional, promove neste sábado no Centro de Convivência Darcy Zanatta, a partir das 18 horas, uma grande festividade para celebrar a alfabetização de seus alunos.

 

Desde que foi criado, o programa já alfabetizou e ajudou a melhorar a qualidade de vida de mais de 5 mil pessoas. Este ano, cerca de 2 mil jovens e adultos aprenderam a ler, escrever e, conseqüentemente, se sentiram cidadãos. Amanhã, mil destes estudantes participarão de uma confraternização em celebração a esta vitória.

 

Como funciona

 

Os alunos, além de terem acesso a todo material didático, realizam consultas oftalmológicas e, os que necessitam, recebem óculos e têm à sua disposição creches montadas nos locais de aula, onde seus filhos podem permanecer enquanto estes estudam.

 

As aulas acontecem em locais próximos às residências dos alunos. Escolas municipais e estaduais, associações de bairros, igrejas e casas de alfabetizadores se tornam centros de aprendizado.

 

O programa oferece condições para que os problemas que geralmente causam a evasão escolar não sejam empecilhos para o aprendizado. Esse conjunto de fatores garante a permanência dos alunos na sala de aula e o sucesso do Rede Cidadã.

 

O programa

 

Em andamento desde  2004, o programa Rede Cidadã promove a alfabetização de jovens e adultos, a maioria mulheres com dificuldades para conseguir trabalho devido a falta de qualificação. Essa é uma tentativa de erradicar o analfabetismo na região de Foz do Iguaçu, que proporciona a inserção social e o resgate da cidadania de pessoas excluídas.

 

O desenvolvimento de um programa tão completo só é possível devido aos diferentes parceiros. O trabalho é desenvolvido conjuntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, o SESI/PR, a Fundação Banco do Brasil, o Rotary Club de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional.

 

O Rede Cidadã iniciou em Foz do Iguaçu. A partir de 2005 foi estendido para os municípios paranaenses atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Foz, que inclui as cidades de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Missal e Itaipulândia, além de Foz do Iguaçu.

 

Serviço:

“Formatura de alfabetização dos alunos do Rede Cidadã”

Local: Centro de Convivência Darcy Zanatta

Endereço: Rua Batatais, s/nº. Fone (45) 3525-3016 – Morumbi

Horário: 18 horas

 

Mais informações:

Patrícia Pinheiro (41) 9187-5166